ENEM, CIBERCULTURA E JUVENTUDE: atualidades biopolíticas

Autores

  • KLEBER JEAN MATOS LOPES Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Enem, juventude, biopolíticas, subjetividade

Resumo

Apresenta e problematiza a condição da experiência da juventude na contemporaneidade em relação às políticas de regulação e endereçamento para a formação profissional, aqui nomeadas por atualidades biopolíticas. Toma o Enem como um dispositivo de acesso ao ensino superior, que interfere de modo agudo na vida da população de jovens que se encontram no ensino médio. Tem por campo de reflexão experiências inscritas no que se toma por cibercultura, tendo por modo de vida a inscrição subjetiva que se pauta esteticamente no que se toma por Sociedade de Controle

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Biografia do Autor

KLEBER JEAN MATOS LOPES, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Política. Bacharel em Comunicação Social (UFC) e Psicologia (UFES). Coordena o Coletivo de Estudos da Subjetividade e Políticas para a Vida, tendo como campos de problematização a experiência da vida urbana e o cinema. 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

MATOS LOPES, K. J. . (2013). ENEM, CIBERCULTURA E JUVENTUDE: atualidades biopolíticas. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 137–156. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1345

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