A FORMAÇAO DO PROFESSOR: UM FATOR SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • ELIANA DE SOUSA ALENCAR Mestranda em Educação (UFPI)
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Práticas pedagógica, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar qual tem sido o papel dos cursos de formação de professores na construção e desconstrução do fracasso escolar. Para procedermos a essa análise nos fundamentamos nos trabalhos de alguns teóricos como Charlot (2000), Oliveira (2001), Tardif (2002), Pimenta (2002), Scheibe (2002), Souza (2002), Moreira (2003), Guimarães (2004), Candau (2004), Marchesi e Gil (2004), Bossa (2004), Pimenta (2005), dentre outros e produzimos o texto em três partes. Na primeira, situamos a discussão em torno da questão do fracasso escolar, tendo como referência estudos recentes que mostram a situação de fracasso dos alunos como uma construção social. Na segunda parte, discutimos os modelos de formação inicial e continuada de professores, com base nas idéias dos teóricos que tratam desse tema para mostrar que esses modelos podem mediar ou não a (des)construção do fracasso escolar. Na última parte do texto, tecemos algumas considerações sobre a problemática e apontamos sugestões que podem levar a formação docente a tornar-se um dos caminhos possíveis no enfrentamento da situação de fracasso que muitos alunos se encontram hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação (PUC – SP). Professora do Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

MATUÌ, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

MAZZOTTI, A. J. A. Fracasso escolar: representações de professores e de alunos repetentes. GT de Psicologia da Educação, n. 20. Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED). GT de Psicologia da Educação, n. 20, 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2006.

MOREIRA, H. A formação continuada do professor: as limitações dos modelos atuais. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, ano 10, n. 1, jun. 2003. p. 23-133.

OLIVEIRA, M. V. de. Formação continuada: um espaço de desenvolvimento profissional do professor e de construção do projeto da escola. 2001. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba / PPGE, 2001.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez. 2002. p.17-52.

PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 2005. p.15-34.

SCHEIBE, L. Formação dos profissionais da educação Pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: VEIGA, I. P. de A. ; AMARAL, A. L. (orgs). Formação de professores: políticas e debates: Campinas, SP: Papirus, 2002. p.47-63.

SOUSA, I. M. de. Interação professor, aluno e fracasso escolar: alguma relação? São Paulo: Altana, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR, E. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2006). A FORMAÇAO DO PROFESSOR: UM FATOR SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 26–36. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1548

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)