POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: MASSIFICAÇÃO E/OU INTERIORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO?
Palavras-chave:
Educação, Expansão, Política socialResumo
Busca-se neste artigo analisar a expansão da educação superior no contexto das mudanças político-sociais quanto à sua qualidade social para a cidade de Corrente – Piauí, na década de 1990. Diante do caráter minimalista e desregulamentador dessas políticas, questiona-se: Está a política de expansão possibilitando a inserção social e/ou a massificação da educação? Tem-se como referencial teórico sobre a educação superior Fávero (1980), Chauí (2001), Gentilli (2001), Pimenta; Anastasiou (2002). Sendo uma pesquisa qualitativa, utilizaramse depoimentos sob orientações da história oral de Thompson (2002), Le Goff (2003) e outros. Com base nos novos sujeitos e objetos da Nova História Cultural, analisaram-se relatos orais de alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Observa-se que esta política de expansão, apesar de seu caráter de massificação, possibilitou a construção de uma nova história da educação superior nessa região por novos sujeitos, promovendo a inserção social destes, desconstruindo o caráter elitista da educação superior.
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Referências
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