CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • ANDRÉA RIBEIRO DA SILVA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • LUCIANA SEDANO DE SOUZA Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7850

Palavras-chave:

Currículo, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional Docente, Educação Emancipatória

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação da região Sul da Bahia, à luz do princípio “Enfoque no Conteúdo” presente na teoria do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Adotando uma abordagem qualitativa, analisa-se os conteúdos trabalhados no 2º encontro da referida proposta de formação. Os dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com dois participantes da formação e por meio de consulta à documentos da secretaria de educação. Resultados indicam que a proposta de formação analisada, no que diz respeito ao princípio Enfoque no Conteúdo mostrou-se distante tanto de uma ideia de currículo que represente um conjunto de experiências, quanto da construção de uma educação emancipadora, além de não demonstrar os indícios necessários para contemplar a preocupação com o próprio Enfoque no Conteúdo, ou seja, o modelo de formação proposto pouco dialoga com uma perspectiva de currículo que extrapole a visão transmissiva de conteúdos e apresente um olhar emancipatório da educação. Assim sendo, compreendemos que o planejamento das propostas de formação continuada deve exprimir uma preocupação com o processo de Desenvolvimento Profissional Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRÉA RIBEIRO DA SILVA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências – PPGEC da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

LUCIANA SEDANO DE SOUZA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências da Educação; Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), mestrado Profissional em formação de professores da Educação Básica; e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

BRASIL (2012). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica . Parecer nº. 18 de 2 de outubro de 2012. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 9/2012, que trata da implantação da Lei nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Relator: Maria Izabel Azevedo Noronha. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF,01 de ago. de 2013, seção 1,pp.17.

DAY, Chris. Developing teachers: The challenges of lifelong learning. Routledge, 2002.

DARLING-HAMMOND, L. The Right To Learn: A Blueprint for Creating Schools That Work. The Jossey-Bass Education Series. Jossey-Bass, Inc., Publishers, 350 Sansome Street, San Francisco, CA 94104., 1997.

DARLING-HAMMOND, L. et al. Professional learning in the learning profession.Washington, DC: National Staff Development Council, v. 12, 2009.

DARLING-HAMMOND, L. Lo que necessitan conocer y saber hacer los professores. In: PÚBLICA, Secretaria de Educación. Antologia: Educação Física III. México: Secretaria de Educacion Pública, 2008. Cap. 1. p. 25-28.

DARLING-HAMMOND, L. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec|Nova série, v. 4, n. 2, 2014.

DARLING-HAMMOND, L. A Formação de Professores no Contexto da BNCC. São Paulo: Ciclo de Debates em Gestão Educacional, 2018. 22 slides, color.

DARLING-HAMMOND, L.; HYLER, Maria E.; GARDNER, Madelyn. Effective teacher professional development. Palo Alto, CA: Learning Policy Institute, 2017.

DE CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. PÉREZ, D. G. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Cengage Learning Editores, 2001.

FELDMANN, M. e MASETTO, M. Formação de educadores: currículo, culturas e contextos. Revista e-Curriculum, 15(3), pp.566-574. Disponivel en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76652988002, 2017

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guardachuva ou um novo sentido à formação. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 31 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 184 p.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GRUNDY, S. ; ROBISON, J. Teacher professional development: Themes and trends in the recent Australian experience. International handbook on the continuing professional development of teachers, p. 146-166, 2004.

GUSKEY, T. R. Professional development and teacher change. Teachers and teaching, v.8, n. 3, p. 381-391, 2002.

GUSKEY, T. R.; YOON, K. S. What Works in Professional Development? Phi Delta Kappan, [s.l.], v. 90, n. 7, p.495-500, mar. 2009. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/003172170909000709.

HEINSFELD, B. D. ; DA SILVA, M. P. R. N. As Versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Papel das Tecnologias Digitais: conhecimento da técnica versus compreensão dos sentidos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 668-690, 2018.

IMBERNÓN, F. Forma?%A

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

DA SILVA, A. R. ., & SEDANO DE SOUZA, L. . (2021). CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Linguagens, Educação E Sociedade, 216-241. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7850