SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR Psicologia da Educação
  • CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS Psicologia da Educação

Palavras-chave:

Professor, Escola, Sentidos, Significados, Cotidiano

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância da apreensão dos significados e sentidos no contexto escolar. O fato de nos colocarmos esta meta, se da por acreditamos que este é um caminho para apreendermos as contradições, movimentos, enfim, as especificidades que aí ocorrem, de modo a produzir conhecimento importante para intervenções calcadas na realidade concreta. Superando a ideia de contexto escolar, trazemos a noção de “cotidiano escolar”, que direciona nosso olhar investigativo para as relações pessoais, institucionais, sociais de modo articulado. O caminho escolhido é o de resgatar o sujeito da atividade (professor), na sua cotidianidade, entendido como síntese das múltiplas determinações, como revelador da totalidade e complexidade social. Centrar o olhar nos sujeitos que atuam na escola implica compreender, necessariamente, os sentidos e significados que atribuem aos eventos/situações/fenômenos que aí se passam, ou seja, compreender sua subjetividade. Deste modo, consideramos além das categorias sentidos e significados, a subjetividade como uma importante categoria de análise, entendida como uma dimensão da realidade social, como a articulação dos sentidos e significados do sujeito. Para finalizar apresentamos e justificamos a adoção dos procedimentos adotados para a produção de informações, no caso: auto confrontação simples e cruzada. Tais procedimentos são vistos como tendo a possibilidade de produzir informações de qualidade, que favorecerão análise que alcance os sentidos dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR, Psicologia da Educação

Professora do Programa de Pós Graduação Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP. 

CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS, Psicologia da Educação

Professora do Programa de Pós Graduação Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: em busca de uma leitura crítica e de uma atuação compromissada. In: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. GONÇALVES, M. G. (Orgs.). A Perspectiva Sócio-Histórica na Formação em Psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 132-160.

AGUIAR, W. M. J; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília v. 26, n. 2, , 2006. p. 222-245.

BOCK, A. M. B; GONÇALVES, M. G. M. Subjetividade: O sujeito e a dimensão subjetiva dos fatos. In: REY, F. G. (Org.). Subjetividade, complexidade e a pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thonson, 2005. p. 109-126.

CLOT, Y. A Função Psicológica do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.

HELLER, A. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LEONTIEV, A. N. Actividade e Consciência. In: MAGALHÃESVILHENA, Vasco de. (Org.) Práxis: a categoria materialista de prática social. Tradução de Jorge Correia Jesuíno. Lisboa; Horizonte, 1980. p. 49-77.

PINO, A. A psicologia concreta de Vygotsky: implicações para a educação. In: PLACCO, V.M.N.S (Org.). Psicologia e Educação. Cidade: Editora, 2002.

SÈVE, L. A Personalidade em Gestação, In: SILVEIRA, Paulo; Doray Bernard (Org.). Elementos para uma teoria marxista da subjetividade. São Paulo: Vértice, 1989.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. v. III.

_______. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_______. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

JUNQUEIRA DE AGUIAR, W. M. ., & FERREIRA DAVIS, C. L. . (2012). SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 183–198. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.