UMA PEDAGOGIA DOS SENTIDOS NA ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA (SÃO JOÃO DO SABUGI – RN, 1943-1951)

Autores

  • OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETO Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • PAULA SÔNIA DE BRITO Universidad Federal de Río Grande del Norte

Palavras-chave:

Recursos materiais e pedagógicos, Escola Rural Santa Terezinha, Pedagogia dos sentidos

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a pedagogia dos sentidos da Escola Rural Santa Terezinha, na cidade de São João do Sabugi (RN), no período de 1943 a 1951. Com base em fontes orais e documentais (estatutos, entrevistas, livros escolares, regulamentos e material didático), objetivamos refletir sobre os recursos materiais e pedagógicos que particularmente concorriam para a constituição de uma pedagogia dos sentidos das crianças-estudantes daquela escola. Essa é uma história das sensibilidades, delineada a partir do diálogo com Pesavento, Larrosa e Gay, pela qual o conhecimento sensível opera como uma forma de reconhecimento e tradução da realidade. A instrução formativa na Escola Rural Santa Terezinha foi constituída por uma pedagogia dos sentidos direcionada aos conhecimentos e recursos materiais específicos para o ensino de português, de matemática, de religião, de educação física, de ciências, de história, de geografia e da iniciação ao trabalho.

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Biografia do Autor

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETO, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutora em Educação pela UFRN. Professora de História do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

PAULA SÔNIA DE BRITO, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Mestra em Educação pela UFRN. Professora do Curso de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (UFRN). 

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

DE MEDEIROS NETO, O. M. ., & DE BRITO, P. S. . (2013). UMA PEDAGOGIA DOS SENTIDOS NA ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA (SÃO JOÃO DO SABUGI – RN, 1943-1951). Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 161–176. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1367

Edição

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