ASSEMBLEIAS DE CLASSE E DE SEGMENTO COM CARÁTER DELIBERATIVO: UMA EXPERIÊNCIA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/5866Palavras-chave:
Democracia na escola, Práticas deliberativas, Assembleias, Desenvolvimento Moral e IntelectualResumo
Dentre as práticas que têm como intenção a formação moral na escola, podem ser consideradas as de deliberação, as quais visam o diálogo construtivo guiado pela razão. Teve-se como objetivo relatar uma experiência de prática deliberativa, desenvolvida por meio de assembleias, e refletir sobre seu impacto na organização da instituição educativa como um espaço democrático. Trata-se de um estudo de caso, em que a experiência descrita aconteceu em uma escola particular, com alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. Diante do questionamento, por parte dos alunos, de uma determinada norma da escola, a equipe gestora e pedagógica propôs a realização de assembleias, as quais transcorreram em três momentos. Primeiramente realizou-se uma assembleia de segmento, com a participação de representantes de classe, na qual a problemática foi apresentada e foram formuladas as primeiras propostas. No segundo momento, que compreendeu as assembleias de salas, cada turma discutiu as proposições iniciais, levantando novas propostas. Por fim, no terceiro momento, em uma assembleia de segmento, as propostas das salas foram explicitadas pelos representantes, chegando-se àquela escolhida por voto unânime. A experiência relatada pôde ser considerada como um exercício de democracia na escola, em que se oportunizou a livre expressão, a coordenação de perspectivas, o desenvolvimento do senso de responsabilidade e da autonomia moral e intelectual. Apontou-se para a necessidade de a escola oportunizar a participação frequente nesse tipo de prática, assim como compreender que as assembleias não devem ser o único mecanismo a ser empregado na escola para o fim de se educar moralmente.
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