ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO BEM SUCEDIDAS PELA PERSPECTIVA DE UMA ALFABETIZADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4440

Palavras-chave:

Linguagem, Perspectiva histórico-cultural, Alfabetização, Práticas de alfabetização, Atividades de alfabetização

Resumo

A alfabetização, nos últimos anos, tem sido tema de muitas pesquisas com contribuições relevantes para a educação básica, principalmente no âmbito da atuação do professor alfabetizador e no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no Ensino Fundamental, que analisou práticas de alfabetização consideradas bem-sucedidas pela perspectiva de uma alfabetizadora. O foco foi destacar as atividades relacionadas a essas práticas e identificar os conhecimentos de alfabetização mobilizados, bem como as razões que as tornam bem-sucedidas. Alicerçada na perspectiva histórico-cultural da linguagem e do desenvolvimento humano, a alfabetização é concebida como um fenômeno cultural que se relaciona diretamente com o uso da linguagem e ocorre por meio de processos de internalização mediados pela interação social. Para a produção dos dados, foram utilizados um diário de campo para registrar as observações das aulas de alfabetização e um protocolo com três questões aplicadas em entrevista com a alfabetizadora. A análise dos dados foi conduzida pela técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar e categorizar os temas emergentes, articulando-os ao referencial teórico. O estudo concluiu que a maioria das práticas carece de definições objetivas sobre as necessidades do ensino e aprendizagem nessa fase e não considera a atividade intelectual da criança, fundamental para a compreensão e apropriação da escrita como sistema simbólico de mediação com a realidade e de desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Leisa Aparecida Gviasdecki Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó - SC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - PR. Graduada em Marketing ­pela Faculdades Dom Bosco de Cascavel - PR. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias - GPECI. Selecionada para bolsa de intercâmbio na Universidade de Valladolid (Espanha) por meio do Programa de Bolsas Ibero­Americanas do SANTANDER 2015.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Oliveira, L. A. G. (2025). ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO BEM SUCEDIDAS PELA PERSPECTIVA DE UMA ALFABETIZADORA . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4440

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