ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4662

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Adultos, Alfabetização e Letramento

Resumo

Para estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural, as mudanças de comportamento que ocorrem durante o processo de desenvolvimento possibilitam os avanços na transformação da criança em um adulto cultural. Os processos mentais superiores – memória, percepção, pensamento, imaginação e vontade – propiciam a introdução no mundo dos símbolos, os quais são mediados pelas influências socioculturais e regidos pelas leis da internalização. Quando a linguagem é imposta sem conexão com a realidade e sem significado, torna-se apenas uma habilidade técnica e mecânica, pois os educandos não se envolvem com a essência da língua. A partir dessa premissa, objetivamos, neste texto, refletir a respeito da apropriação da leitura e escrita por adultos com Deficiência Intelectual (DI). Desenvolvemos assim, um estudo qualitativo do tipo bibliográfico respaldado principalmente nas contribuições de Vygotsky e Luria. Acreditamos que pouca atenção é dada à linguagem escrita como tal, já que, geralmente, o professor começa pelo aspecto técnico e esquece a função social para qual a escrita foi criada, ou seja, para registro, expressão e comunicação, e isso se agrava quando o educando tem DI. O estudo, amparado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, evidenciou, no caso de pessoas com DI, diante de um entorno sociocultural em que mediadores sejam escassos ou inexistentes, com poucas oportunidades de interação social efetivamente ofertadas, que é a escola, por meio da instrução formal, que potencializará a formação desses signos linguísticos, indispensáveis à formação dos conceitos científicos.

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Biografia do Autor

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenadora e docente no Programa Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEM) Maringá, PR, Brasil.

Cristina Broglia de Feitosa Lacerda, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR – Roma) e na Universitat de Barcelona (UB). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Ribeiro de Alencar, G. A., & Lacerda, C. B. de F. (2025). ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASPECTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4662

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