ASSEMBLEIAS DE CLASSE E DE SEGMENTO COM CARÁTER DELIBERATIVO: UMA EXPERIÊNCIA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Autores

  • TEREZINHA FERREIRA DA SILVA COLOMBO Universidade Estadual Paulista
  • CARMEN LÚCIA DIAS Universidade do Oeste Paulista
  • ALESSANDRA DE MORAIS Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26694/5866

Palavras-chave:

Democracia na escola, Práticas deliberativas, Assembleias, Desenvolvimento Moral e Intelectual

Resumo

Dentre as práticas que têm como intenção a formação moral na escola, podem ser consideradas as de deliberação, as quais visam o diálogo construtivo guiado pela razão. Teve-se como objetivo relatar uma experiência de prática deliberativa, desenvolvida por meio de assembleias, e refletir sobre seu impacto na organização da instituição educativa como um espaço democrático. Trata-se de um estudo de caso, em que a experiência descrita aconteceu em uma escola particular, com alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. Diante do questionamento, por parte dos alunos, de uma determinada norma da escola, a equipe gestora e pedagógica propôs a realização de assembleias, as quais transcorreram em três momentos. Primeiramente realizou-se uma assembleia de segmento, com a participação de representantes de classe, na qual a problemática foi apresentada e foram formuladas as primeiras propostas. No segundo momento, que compreendeu as assembleias de salas, cada turma discutiu as proposições iniciais, levantando novas propostas. Por fim, no terceiro momento, em uma assembleia de segmento, as propostas das salas foram explicitadas pelos representantes, chegando-se àquela escolhida por voto unânime. A experiência relatada pôde ser considerada como um exercício de democracia na escola, em que se oportunizou a livre expressão, a coordenação de perspectivas, o desenvolvimento do senso de responsabilidade e da autonomia moral e intelectual. Apontou-se para a necessidade de a escola oportunizar a participação frequente nesse tipo de prática, assim como compreender que as assembleias não devem ser o único mecanismo a ser empregado na escola para o fim de se educar moralmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TEREZINHA FERREIRA DA SILVA COLOMBO, Universidade Estadual Paulista

Mestre e Doutoranda em Educação – UNESP, campus de Marília/SP. Diretora Pedagógica de Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Criativo. 

CARMEN LÚCIA DIAS, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação – UNESP, campus de Marília/SP. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente/SP. 

ALESSANDRA DE MORAIS, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação – UNESP, campus de Marília/SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília/SP.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

ARAÚJO, U. F. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.

______. Assembléia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna,2004.

ARGÜÍS, R. et al. Tutoria: com a palavra, o aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DEVRIES, R.; ZAN, B. Uma abordagem construtivista do papel da atmosfera sociomoral na promoção do desenvolvimento das crianças. In: FOSNOT, C.T. (Org.). Construtivismo: Teoria, perspectivas e prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 1997. p. 130.

DIAS, C. L. Avaliação da capacitação pedagógica do docente de ensino superior através de uma escala de atitudes. Marília, 2001. 262f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho.

ESCARDÍBUL, S.; NOVELLA, A. As assembleias no ensino fundamental. In: ARGÜIS, R. et al. Tutoria: com a palavra, o aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GAMBOA, S. S. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, v.3, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LA TAILLE, I. Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. In: LA TAILLE, I.; OLIVEIRA, M.K. de; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

______. Autoridade e limite. Jornal da Escola da Vila. São Paulo, n. 2, 1994.

______. Moral e ética: dimensões sociais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

______. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, L. O lugar dos erros nas leis ou nas regras. In: MACEDO, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 175-205.

MONTOYA, A.O. D. Contribuições da psicologia e epistemologia genéticas para a educação. In:CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004, p.157-186.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973. (Original publicado em 1948).

______. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. (Original publicado em 1932).

______. Observações psicológicas sobre o self-government. In: PARRAT S, TRYPHON A. (Org.).Jean Piaget: sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998. p. 113-129. (Original publicado em 1934).

PUIG, J. M. et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. Tradução de Maria C. de Oliveira. São Paulo: Moderna, 2000.

______. et al. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da Educação Moral. São Paulo:Moderna, 2004.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. 2. ed. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

FERREIRA DA SILVA COLOMBO, T. ., DIAS, C. L. ., & DE MORAIS, A. . (2015). ASSEMBLEIAS DE CLASSE E DE SEGMENTO COM CARÁTER DELIBERATIVO: UMA EXPERIÊNCIA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 05-26. https://doi.org/10.26694/5866

Edição

Seção

Artigos