APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES

Autores

  • CRISTINA MARIA D’ÁVILA TEIXEIRA Universidade federal da Bahia
  • LUCIA GRACIA FERREIRA Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Aprendizagem da docência, Ateliês biográficos, Profissionalização, Saberes didático-pedagógicos

Resumo

Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade de professores universitários iniciantes a partir de pesquisa realizada numa Universidade pública na Bahia, trazendo dados produzidos no ano de 2015. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual se apoia sobre o método autobiográfico das histórias de vida trazendo à tona o recorte de ateliês biográficos de projetos (JOSSO, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; PINEAU, 2003). Os resultados alcançados nesta etapa dos ateliês biográficos foram descritos e analisados à luz da técnica de análise temática (BARDIN, 1977) e os dados foram analisados a partir de dois eixos categoriais: 1) como os professores referem a construção de sua profissionalidade e 2) como os professores referem seus saberes didático-pedagógicos. A análise dos dados permitiu constatar a lacuna didático-pedagógica referida pelos docentes universitários iniciantes em suas formações, o que incide sobre a profissionalidade desses sujeitos. Lacuna essa que reverbera também em suas práticas pedagógicas. Constatou-se também que a aprendizagem da docência ocorre, sobretudo, no processo de socialização profissional. Verificou-se, ainda, nesta pesquisa elementos das três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) nos processos formativos dos docentes e que os projetos de cada um desses professores em início de carreira têm relação com a vida pessoal e continuidade na carreira profissional docente.

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Biografia do Autor

CRISTINA MARIA D’ÁVILA TEIXEIRA, Universidade federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade federal da Bahia. Pós-doutorada em formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá. Pós-doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Sorbonne 5, Paris, França. 

LUCIA GRACIA FERREIRA, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Universidade Federal do Recôncavo – UFRB. 

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

D’ÁVILA TEIXEIRA, C. M. ., & GRACIA FERREIRA, L. . (2016). APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 05–22. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1233

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