SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR DOIS PROFESSORES QUE PASSARAM POR UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • FERNANDA LAHTERMAHER OLIVEIRA Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • GISELI BARRETO DA CRUZ Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7699

Palavras-chave:

Pedagogia, Didática, Formação de Professores, PIBID

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na atuação de dois professores da Educação Básica. Analisa os saberes docentes mobilizados pelos investigados no seu cotidiano escolar, compreendendo quais estratégias de ensino-aprendizagem se baseiam para ensinar e relacionando-as com suas concepções de ensino. Foi construído segundo a fundamentação teórica de Tardif (2002), que situa os saberes docentes a partir da sua origem social, entendendo que são próprios dos professores, fazendo-se necessário levar em consideração o que dizem a respeito da sua prática e a relação com o campo de atuação; Cochran-Smith & Lytle (1999) que auxiliam no entendimento do que significa formar professores no contexto da prática. Metodologicamente, optou-se por entrevistas semiestruturadas visando compreender as razões pelas quais os professores ensinam da forma que ensinam e da análise de documentos, como fotos e registros de campo do ano de 2013, fase em que os professores investigados estavam no PIBID. O estudo revela que a participação no programa proporcionou uma maior segurança em sala de aula; autonomia para buscar novos conhecimentos; estratégias de ensino-aprendizagem desenvolvidas em parceria com os alunos; pensamento crítico sobre as concepções de ensino e, deste modo, os depoimentos ratificam uma racionalidade, demonstrando que esses professores sabem as razões de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDA LAHTERMAHER OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação. 

GISELI BARRETO DA CRUZ, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação. Apoio: CAPES

Referências

COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education. USA, 24, 1999, p.249–305.

COCHRAN-SMITH, M. A tale of two teachers: Learning to Teach Over Time. Kappa Delta Record, 48(3), 2002.

FCC. Textos FCC: Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). V. 41, 2014.

GATTI, B. A formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul, 2003.

GATTI, B. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n 100, p. 33-46, dez. 2013.

PESSOA, T. Iniciação à docência e a pesquisa: uma via de mão dupla. Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação, 2013. Rio de Janeiro.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

LAHTERMAHER OLIVEIRA, F. ., & BARRETO DA CRUZ, G. . (2018). SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR DOIS PROFESSORES QUE PASSARAM POR UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 340-360. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7699

Edição

Seção

Artigos