ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA MILITAR E A CONVERGÊNCIA HISTÓRICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DO USO DE CHARGES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6201Palavras-chave:
ensino de história, aprendizagem com charges, convergência históricaResumo
Em 2024, completa-se 60 anos após o Golpe Civil-Militar de 1964 no Brasil, tanto a sociedade quanto a academia mostram interesse em refletir sobre esse período histórico. Diversas ações acadêmicas buscam debater suas múltiplas dimensões, incluindo a importância do Ensino de História. Neste contexto, nossa pesquisa focou no uso de charges históricas para ensinar sobre a ditadura. A pesquisa acompanhou turmas de Estágio Supervisionado em História III durante 2022.2, sob supervisão da Professora Roberta Duarte da Silva, na Escola Municipal Silvio Romero Vieira, em Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Uma dupla de alunos escolheu explorar o Golpe de 1964 usando charges históricas, utilizaram charges aspectos econômicos e políticos sobre o período, possibilitando a aprendizagem através da convergência histórica
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