AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • IVANY PINTO NASCIMENTO Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7675

Palavras-chave:

Representações Sociais de professores, Permanecer, Docência

Resumo

Este estudo foi realizado com o financiamento do CNPq. A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas sobre a sua permanência na docência na perspectiva das objetivações e ancoragens que organizam essas representações. A metodologia seguida consistiu numa pesquisa de caráter descritivo, com referência na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A amostra envolveu 25 professores do Ensino Fundamental, distribuídos entre o sexo feminino e masculino com os seguintes critérios de seleção: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de instituições públicas e privadas; com 5 a 10 anos de tempo de exercício na profissão; da cidade de Belém/PA. O Instrumento utilizado para a coleta de informações seguiu a técnica Q que consistiu na ordenação de 70 itens pré-elaborados sobre a temática em estudo para serem organizados pela ordem de importância de acordo com cada informante. A análise das informações dos professores, após registro, seguiu os procedimentos da referida Técnica. Os resultados parciais, deste estudo, destacam que as representações sociais de professores sobre a permanência na docência se organizam em torno de objetivações e de ancoragens com sentidos muito mais desprazerosos do que prazerosos sobre a profissão.

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Biografia do Autor

IVANY PINTO NASCIMENTO, Universidade Federal do Pará

Doutora e Pós Doutora em Psicologia da Educação. Docente Titular e Pesquisadora do Instituto de Educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade CNPq Apoio financeiro: CNPQ.

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

PINTO NASCIMENTO, I. . (2018). AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 48-70. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7675

Edição

Seção

Artigos