EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Representação Social, Prática Docente, Disciplinas da Parte DiversificadaResumo
Este trabalho analisa representações sociais (RS) de Educação Ambiental (EA) através de uma pesquisa cujos objetivos foram identificar e discutir as representações associadas às iniciativas dos professores e professoras para a Educação Ambiental no contexto das disciplinas da parte diversificada das grades curriculares do ensino fundamental e médio. A metodologia de pesquisa foi qualitativa e os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e professoras de Ciências e Biologia. As representações associadas às iniciativas para a EA apontam para seis categorias: a naturalista prática (conhecer a natureza); a instrumental/ experimental (conhecer o meio pela razão e pelos conhecimentos científicos); a vicariante (observar o meio e o comportamento do outro); a pedagogizante moralista (conscientizar as crianças para salvar o meio ambiente); a idealista (conscientizar para mudar o comportamento e agir para preservar) e a construtivista (problematizar o meio ambiente e construir o conhecimento). De modo geral, evidenciase a ausência do aspecto relacional do meio ambiente para a efetivação da EA nos dados colhidos com os professores e professoras. A maioria deles/ delas não explica a EA em relação aos fatores políticos, econômicos, culturais, sociais e históricos. Assim, a existência de disciplinas da parte diversificada relacionadas a meio ambiente não vem trazendo contribuições significativas para a efetivação da EA na escola. Salvo algumas exceções, a criação de tais disciplinas está mais relacionada às determinações legais e aos interesses individuais de alguns docentes do que propriamente à ampliação da discussão ambiental na escola.
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