HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7649

Palavras-chave:

Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback, Avaliação, Formação inicial em Pedagogia

Resumo

Analisa-se a relação entre o uso da habilidade social de dar e receber feedback e a elevação de níveis de desempenho acadêmico de três discentes, no contexto de um módulo avaliativo do componente curricular de Filosofia da Educação de um curso de formação inicial em Pedagogia, durante um semestre letivo de 2015. Recorrendo-se à pesquisa qualitativa, fez-se uma análise dos desempenhos discentes em um módulo avaliativo, considerados antes e após a apresentação de cinco feedbacks nos termos descritos pela Teoria das Habilidades Sociais. Evidenciou-se elevação nas notas obtidas, sugerindo o aumento do potencial para aprendizagens, associado às interações verbais mais frequentes e individualizadas. Sugere-se a participação em atividades para a aprendizagem da habilidade de Dar e Receber Feedback na formação inicial de pedagogos(as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNA KEDMAN NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP). Atualmente é mestranda em Educação na UFPB e Bolsista CAPES/FAPESQ – BRASIL.  


FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Mestre e Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Endereço Profissional: Universidade Federal da Paraíba – Centro de Educação – Departamento de Fundamentação da Educação – Campus I – João Pessoa – PB.  

ANA PAULA HENRIQUE CAVALCANTE, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora de língua inglesa na Educação Infantil.  

Referências

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed., Porto Alegre: Penso, 2016.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Desenvolvimento interpessoal e educação escolar: o enfoque das habilidades sociais. Temas em Psicologia, 1998, vol. 6, nº3, p. 205-215.

______. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.

______. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo.Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

______. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais,avaliação e intervenção. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.

______. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, RJ:Vozes, 2005.

______. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v. 18, n.41, p. 517-530, 2008.

SOARES, Adriana Benevides; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, Lisboa, v. 33, n. 2, p. 139-151, 2015. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S087082312015000200001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 de maio de 2018.

DEMO, P. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo; Editora Criarp, 2006.

ELIAS, L. C. S; AMARAL, M. V. Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção. Psico-USF [online].2016, vol.21, n.1,pp.49-61. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141382712016000100049&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 de junho de 2018.

ÉVORA, Iolanda. Sobre a metodologia qualitativa: experiências em psicologia social. Comunicação apresentado nos Seminários em Psicologia - Universidade Autonomia de Lisboa (29/11/2006). Disponível em: http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/files/publicacoes/OP4.pdf. Acessado em: 26 de outubro de 2015.

MARCHESI, A. O que será de nós, maus alunos? Porto Alegre: Artmed, 2006.

MORIN, E. A cabeça bem-feita; repensar a reforma – reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

PINOLA, A. R. R.; MARTURANO, E. M.; ELIAS, L. C. S.; DEL PRETTE, Z. A. P. Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar.Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 737-750, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 25 de junho de 2018.

POERTNER, S.; MILLER, K. M.. The Art of Giving and Receiving Feedback. Coastal Training Technologies Corp, Virginia, 1996.

SPENCE, S. H. Social Skills Training with Children and Young People: Theory, Evidence and Practice. Child and Adolescent Mental Health, Volume 8, No. 2, 2003, pp. 84–96.Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1475-3588.00051. Acessoem: 01 de junho de 2018.

TARDIF, M. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. Ed, Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZEFERINO, A.; DOMINGUES, R.; AMARAL, E.. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica. 2007, 31 (2):176 – 179.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022007000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 de agosto de 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, B. K. ., BEZERRA DE ANDRADE, F. C. ., & CAVALCANTE, A. P. H. . (2019). HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 455-476. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7649

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)