APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

Autores

  • ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
  • MARIA LUIZA SÜSSEKIND

Palavras-chave:

Apresentação do Dossiê, Dossiê temático

Resumo

A defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CONAPE. PROPOSTA DOCUMENTO BASE PLANO DE LUTAS. 2018. Disponível em: http://fnpe.com.br/docs/documentos/docsconferencia/proposta_documento_base_plano_de_lutas_final_apreciacao_pleno-22-05-2018.pdf Acesso em: 15.out.2018.

COUTO, M. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções. São Paulo: Cia Letras, 2011.

OLIVEIRA, I., SÜSSEKIND, M.L. Do tsunami conservador e resistência: a CONAPE em defesa da educação pública. EDUCAÇÃO E REALIDADE [NO PRELO], 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, A. C. ., & SÜSSEKIND, M. L. . (2019). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 06-12. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)