EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745

Palavras-chave:

Educação do campo, Políticas públicas, Educação democrática

Resumo

A luta dos últimos 20 anos por uma educação destinada aos povos do campo no Brasil constitui o objeto de estudo deste artigo. As questões de pesquisa foram: Quais políticas públicas se estabeleceram no Brasil para a educação do campo? Como os movimentos sociais populares do campo contribuíram para a instituição do debate sobre a escola do campo? Que avanços, retrocessos e resistências para a consecução de uma educação democrática se instauraram? O objetivo consistiu em analisar como os movimentos sociais populares do campo impulsionaram as discussões de políticas públicas destinadas às escolas do campo, no referido período. Os procedimentos metodológicos foram organizados a partir da abordagem qualitativa, o tipo de estudo é bibliográfico e documental. Os achados da pesquisa foram analisados numa perspectiva dialética. As reflexões resultantes indicam a construção de ações em prol da educação do campo na agenda governamental no período de 1998 a 2016, com conquistas legais significativas, resultantes de embates entre os movimentos sociais e o governo federal. Após afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, 2016 a 2018, estabelece-se um período de latência que propicia a nova estrutura da educação no Brasil, efetivada através do Decreto nº 9.665, de 02 de janeiro de 2019, que excluiu a Secretaria da Educação do Campo da estrutura governamental, denotando a necessidade de novos estudos para verificação das consequências desta ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCINETE GADELHA DA COSTA, Universidade Federal do Estado do Amazonas

Professora da Universidade Federal do Estado do Amazonas – UEA, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. Líder do grupo de estudo e pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA)

ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de Pesquisa Currículo Práticas Educativas.  

LUCIELIO MARINHO DA COSTA, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Fundamentação da Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo - PPGE/UFPB; Currículo e Práticas Educativas - UFPB.  

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10-27.

_______. Prefácio. In: KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Ir.; MOLINA, M. C. A Educação Básica e o Movimento social do Campo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. p. 9-2.

_______. O direito a tempos-espaços de junto e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.

AZEVEDO, Márcio Adriano de. Política de Educação do Campo: concepções, processos e desafios. In: NETO, Antônio Cabral et al. Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília: Líber Livro Editora, 2007. p. 145-173.

BALL, Stephen. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

SANTOS, Clarice Aparecida dos (coord.). Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2004b.

_______. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2010b.

CALADO, Alder Júlio F. Movimentos Sociais por uma Sociabilidade Alternativa. In: JEZINE, Edineide; ALMEIDA, Maria de Lourdes. Pinto de (org.). Educação e Movimentos Sociais: novos olhares. Campinas, SP: Alínea, 2007. p. 93-121.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun. 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2010.

_______. Educação em Movimento: formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis: Vozes, 1997.

_______. Elementos para construção do Projeto Político-Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2004a. v. 5. p. 13-51.

_______. Escola é mais do que escola na pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000a. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2010.

_______. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004b.

_______. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000b.

_______. Sobre a educação do campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos (org.). Educação do campo: campo- políticas públicas – educação. Brasília, DF: INCRA - MDA,2008. p.67-86.

CALDART, R. S.; ARROYO, Miguel Gonzalez; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2005.

CORREA, D. M. N. Relatório Final: II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária – Superintendência Regional da Paraíba. João Pessoa: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2013.

DOURADO, Luiz F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, out.2007.

JESUS, Sônia M. S. Azevedo de. Questões Paradigmáticas da Construção de um Projeto Político da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (org.). Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, 2004. p. 109-130, v. 5.

JEZINE, E. O Pronera como Política de Acesso à Educação Superior e os Movimentos Sociais no Contexto da Globalização. In: TEODORO, A.; JEZINE, E. (org.). Movimentos Educacionais e Educação de Adultos na Ibero-América: lutas e desafios. Brasília: Liber Livro, 2011. p. 81-116.

KAUCHAKJE, Samira, Movimento Sociais no Século XXI: Matriz Pedagógica da participação sociopolítica. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes, P.; JEZINE, Edineide (org.). Educação e Movimentos Sociais: novos olhares. Campinas, SP: Alínea, 2007. p. 75-92.

MAINAIRDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de políticas Educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr.2007.Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 18 mar. 2019.

MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2004. v. 5.

MOLINA, Mônica Castagna. A Contribuição do Pronera na Construção de Políticas Públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. 2003. Tese (Doutorado) – UnB, Brasília, 2003.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, cultura e formação de Professores. Educar, Curitiba: Editora da UFPR, n. 17, p. 39-52. 2001.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: Liberdade, Autonomia, Emancipação: princípios/fins da formação humana. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SANTOS, B. S. A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Educação, Sociedade & Culturas, v. 23, p. 137-202,2005.

_______. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, C. A. Educação do Campo e Políticas Públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação. 2009. Dissertação (Mestrado) – UnB, Brasília, 2009.

SANTOS, Ramofly Bicalho dos; SILVA, Marizete Andrade da. Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica de Educação,v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

UFPB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Resolução nº 41/2003. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Agrárias – Licenciatura à Distância, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III de Bananeiras. João Pessoa, PB, 27 set. 2003.

_______. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Resolução nº 17/2004. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de História–Licenciatura, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, para educadores dos movimentos sociais do campo, vinculados aos Assentamentos da Reforma Agrária do INCRA, no Brasil.CampusI. João Pessoa/PB, 07 jun. 2004.

UFPB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução N. 61/2007 - Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura, do Centro de

Educação, Campus I, desta Universidade, para educadores dos movimentos sociais do campo vinculados aos Assentamentos da Reforma Agrária do INCRA, no Brasil, Campus I. João Pessoa, PB, 12 dez. 2007.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

GADELHA DA COSTA, L. ., DA SILVA RODRIGUES, A. C. ., & DA COSTA, L. M. . (2019). EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 135-166. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)