O ENSINO COMO BASE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4309

Palavras-chave:

Ensino; Avaliação da aprendizagem; Planejamento; Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

O artigo é um recorte da pesquisa de pós-doutorado em Ensino, sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva histórico-crítica, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Tem por objetivo analisar o ensino como base para a avaliação da aprendizagem, à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, ao afirmar o ensino histórico-crítico enquanto dispositivo pedagógico na relação com o planejamento como forma de organização do trabalho docente. Apresentamos uma breve caracterização do ensino nas concepções pedagógicas não-críticas e concepções pedagógicas contra hegemônicas, de modo específico, a pedagogia histórico-crítica, analisando a relação do ensino e sua articulação com o conteúdo ensinado e a avaliação da aprendizagem, discutindo ainda, a necessária ação de planejar o ensino para avaliar a aprendizagem dos conteúdos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgyanna Andréa Silva Morais, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA.

Julia Malanchen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu/PR

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora Associada (UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu/PR).

Referências

DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, nº 18, set/outo/nov/dez, p. 35-40, 2001.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, 8–25, 2015.

DUARTE, N. A individualidade para si contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

FÁVARO, N. A. L. G. Contribuições filosóficas e pedagógicas de Bogdan Suchodolski (1903-1992) para a educação da classe trabalhadora. Interfaces da Educação (Paranaíba), v.8, n.22, p.60-90, 2017.

GALVÃO, A, C; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2006.

HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LAVOURA, T. N.; GALVÃO, A. C. As relações entre conhecimento, método e didática na Pedagogia Histórico-Crítica. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021, p. 179-200.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface (Botucatu), nº 21, p.531-541, 2017.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem como componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

MARSIGLIA, G. A. C; SACCOMANI, M. C. S. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 343- 368.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M. Fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. In: PAGNONCELLI, C. MALANCHEN, J. MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Armazém do Ipê, 2016, p. 49-94.

MARTINS, L. M. O que ensinar? O patrimônio cultural humano como conteúdo de ensino e a formação da concepção de mundo no aluno. In: Pasqualini, J. C.; Teixeira, L. A.; Agudo, M. de M. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018, p. 83-98.

ORSO, P. J. PLANEJAMENTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Revista HISTEDBR On-line, nº 65, p. 265-279, out. 2015.

PASQUALINI, J. C.; LAVOURA, T. N. A transmissão do conhecimento em debate: estaria a Pedagogia Histórico-Crítica reabilitando o ensino tradicional? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. Disponível em https://www5.unioeste.br/portalunioeste/images/files/PHC/3._Artigo_-_Saviani_-_Asc_concep%C3%A7%C3%B5es_pedag%C3%B3gicas_na_hist%C3%B3ria_da_educa._brasileira.pdf. Acesso em 20/02/2022.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, nº 1, p. 26-43, jun. 2015.

SAVIANI, D. Caracterização geral da Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica dialética da educação. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021, p. 19-38.

VILLAS BOAS, B. M. F. (Org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas: Papirus, 2012.

VILLAS BOAS, B. M. F. (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva Morais, G. A., & Malanchen, J. (2023). O ENSINO COMO BASE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4309

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.