O LUGAR DA DIVERSIDADE NA BNCC PARA LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4164Palavras-chave:
Linguagem, Diversidade, Currículo, BNCCResumo
Este trabalho objetiva investigar o lugar da diversidade na Base Nacional Comum Curricular para Linguagens e suas Tecnologias no ensino médio a partir da Análise Dialógica dos Discursos, enfatizando a presença e o emprego de tal tema nas competências gerais para a educação básica, no compromisso com a educação integral e nas competências específicas para linguagens e suas tecnologias. Em relação à base teórica, ancora-se nos pressupostos da Análise Dialógica dos Discursos (ADD) para definir questões como: língua/linguagem, discurso e tema; em concepções sobre diversidade, levando em conta vozes de diversas áreas do conhecimento; e na noção cultural de currículo, voltada à pedagogia crítica, para problematizar a perspectiva epistemológica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e de vertente documental, visando o desenvolvimento de reflexões sobre a BNCC numa perspectiva sócio-histórica, levando em conta o método sociológico oriundo da ADD. Como resultados, viu-se que o lugar da diversidade na BNCC ainda é pequeno tendo em vista as múltiplas possibilidades de esmiuçar o conceito de diversidade na educação brasileira.
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