CORPO-VIADO, GÊNERO E CINEMA: EFEITOS DEFORMATIVOS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4229

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade, Cinema, Política Educativa, Currículo, Deformação docente

Resumo

Os rabiscos desta escrita ecoam possibilidades de conceitos que ainda poderão vir a ser. Compomos paisagens e horizontes, suspendemos questionamentos e movimentos que seguem a “ordem” do descompassar das verdades, também latentes no currículo escolar diante das questões de gênero - verdades que ainda demarcam suas raízes na heterocisnormatividade. Talvez, a escrita seja o solvente que entre brechas escorre sobre as noções de formação de professores e professoras, sendo neste dissolver conceitual que se busca pensar a formação docente como “deformação”, que inicialmente parte do reconhecimento de corpos participantes desse processo como sujeitos. Ancora-se, assim, na seguinte problemática: quais os modos de pensar a Deformação docente como política educativa atravessada pelo cinema e por questões de gênero e sexualidades? Para tanto, apresenta aproximações em fricção com estudos de gênero e de sexualidades, cinema, Deformação de professores(as) e educação, movimentos que tecem com o tema pretendido alguns rabiscos em um horizonte possível. Assim, diante da suspensão desses movimentos, é possível tecer diálogos que se capilarizam para além da narrativa cinematográfica, reverberando na re/existência de corpos-viados no ambiente escolar, potencializando o deslumbre de outras vias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação"/CNPq. Atualmente é professor na Rede Estadual de Educação de Ensino do Rio Grande do Sul.

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSM. Integrante  do grupo de pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Compõe a coordenação do Fórum de Ações e Resposta ao HIV/AIDS- Santa Maria (RS).

Referências

AGNES. The Soul Has no Gender, Music. 2021.

ADAD, C.H.S.J; PETIT S. H; SANTOS, I. GAUTHIER, J. Tudo que não Inventamos é Falso: Dispositivos Artísticos para Pesquisar, Ensinar e Aprender com a Sociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014.

BUTLER Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade; Tradução de Renato Aguiar – Ed. 21° Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A NOVA RAZÃO DO MUNDO: ENSAIO SOBRE A SOCIEDADE NEOLIBERAL. São Paulo: BoiTempo, 2016.

FRESQUET, Adriana. Imagens do Desaprender: Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Booklink CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2007.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR – VIII SIPPEBS e o XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - XIII SIES. Disponível em: https://www.youtube.com/live/ftiW-UYilqM?feature=share . Acesso em: 11/11/2021.

SPARGO Tamsin. Foucault e a Teoria Queer: Seguido de Ágape e Êxtase: Orientações Pós-seculares; Tradução Heci Regina Candiani; Posfácio Richard Miskolci - Ed. 1º - Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SIQUEIRA Rosane Preciosa. Rumores Discursos da Subjetividade: Sujeito e escritura em processo. Editora Sulina; Editora UFRGS, 2010.

LARROSA Jorge. O ensaio e a Escrita Acadêmica [org], Educação e Realidade, 2003, p. 102-115.

VIEIRA Helena. Introdução a Teoria Queer com Helena Vieira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HHRJqm7DWDI&ab_channel=PausaParaoFimdoMundo. Acesso em 01/12/2022.

LOPES Alice Casimiro; MACEDO Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOURO Guacira Lopes. Um corpo estranho: Ensaios sobre sexualidade e teoria queer – 3º ver. Amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MOREIRA Flavio Antonio; TOMAZ Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade – 12.ed. – São Paulo: Cortez 2011.

NUNES Luciana Borre. As imagens que invadem as salas de aula: Reflexões sobre cultura visual. Aparecida: Ideias e letras. 2010.

NUNES Luciana Borre; MARTINS Raimundo. Cultura Visual: Tramando Gênero e Sexualidade nas Escolas. Recife: Editora UFPE, 2017.

MEYER Dagmar Estermann; PARAÍSO Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisa Pós-Crítica em Educação. Belo Horizonte: 3ª Ed. MAZZA, 2021.

MIRANDA Eduardo, Oliveira. Corpo-território e educação decolonial: Proposições afro-brasileiras na invenção da docência. Salvador: Edufba. 2020.

MISKOLCI Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2°Ed. Autêntica, 2012.

SILVA Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma introdução às Teorias do Currículo. Belo Horizonte: 9º Reimpressão. Autêntica. 2005.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Lesses da Silva, R. ., Marques da Costa, J., & Lima, C. E. A. de. (2023). CORPO-VIADO, GÊNERO E CINEMA: EFEITOS DEFORMATIVOS NO CURRÍCULO ESCOLAR . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1 - 29. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4229