POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA BASE TEÓRICA ADOTADA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4851Palavras-chave:
Políticas públicas, Alfabetização, PNAIC, PNAResumo
A presente pesquisa aborda as políticas públicas em alfabetização, investigando suas bases teóricas e sua relação com a hegemonia e contra-hegemonia. Analisamos duas políticas brasileiras, o PNAIC (2012-2015) e o PNA (2019-2023), identificando as correlações de classe presentes nelas e analisando sua implementação à luz da ideologia subjacente. Os principais autores de referência incluem Gramsci, Robertson e Dale, Magda Soares, Antônio Nóvoa e Dehaene. Realizaremos uma revisão de literatura e uma análise documental do PNAIC e PNA para responder nosso questionamento, buscando identificar os autores e suas teorias defendidas. Além disso, apresentamos dados do Inep (2022) relacionados à meta 5 do Plano Nacional de Alfabetização, que inclui avaliações do Seab/2019. Esperamos contribuir para o debate sobre a necessidade de criação de políticas públicas de Estado mais sólidas, que atendam a alfabetização no Brasil, visto que este assunto é de grande relevância acadêmica e social.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Adailza Martins de. et al. Manifesto: crítica às reformas neoliberais na educação: prólogo do ensino de geografia / Maria Adailza Martins de Albuquerque [...] et al. – Marília: Lutas Anticapital, 2021. 169p.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Escalas de proficiência do SAEB. Brasília, DF: INEP, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. – Brasília, DF: Inep, 2022. 572 p.
BRASIL. Ministério da Educação. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019.
BRASIL. PNA. 2019. Disponível em: <https://alfabetizacao.mec.gov.br/>. Acesso em 26. jun. 2023.
BRASIL. Nova política de alfabetização terá investimento de R$ 3bi. Alfabetização. MEC. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/nova-politica-de-alfabetizacao-tera-investimento-de-r-3-bi#:~:text=O%20governo%20federal,bilh%C3%B5es%20nos%20pr%C3%B3ximos%20tr%C3%AAs%20anos.>. Acesso em 27, set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização. Caderno 01 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015. 104p.
CARNOY, Martin. Educação, Economia e Estado: base e superestrutura: relações e mediações. São Paulo: Autores Associados, 1984.
CASTRO, Manica Rabello de. Metodologia da pesquisa em educação / Manica Rabello de Castro, Giselle Ferreira, Wania Gonzalez. -- 1. ed. -- Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação [online]. 2023, v. 28. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280010>. Acesso em: 26 Jun. 2023.
DEBRUN, Michael. Gramsci: filosofia, política e bom senso. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler / Stanislas Dehaene; tradução: Leonor Scliar-Cabral. – Porto Alegre: Penso, 2012. 374p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. p. 141-151.
MARX, Karl. A ideologia alemã. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil: o que prescrevem os currículos de seis países?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2022, v. 103, n. 264, pp. 335-355. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.4964>. Acesso em: 3 Jul. 2023.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, Maria Lúcia; GOUVÊA, Maria Cristina Soares. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação [online]. 2015, v. 20, n. 60, pp. 215-244. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206011>. Acesso em: 3 Jul. 2023.
NÓVOA, Antonio. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, n. Rev. Bras. Educ., 2022 27, p. e270129, 2022.
ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Comparando Políticas em um Mundo em Globalização: reflexões metodológicas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 859-876, jul./set. 2017.
SALDAÑA, Paulo. MEC planeja R$ 800 mi para pacto de alfabetização com aposta na atuação dos estados. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 Maio 2023. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/05/mec-planeja-r-800-mi-para-pacto-de-alfabetizacao-com-aposta-na-atuacao-dos-estados.shtml>. Acesso em: 06 Jul. 2023.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento, 7. Ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2020. 192 p.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2021. 352p.