AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4877

Palavras-chave:

Avaliação; Gestão; Qualidade no Ensino Superior.

Resumo

O artigo apresentado tem como objetivo compreender os efeitos da Avaliação Institucional para as tomadas de decisões e melhoria das ações desenvolvidas pelos gestores que visam a qualidade da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa de natureza analítica seguindo os procedimentos técnico/metodológicos de levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturada. Os sujeitos entrevistados foram os 22 gestores da universidade (Reitor, Vice-reitor, Pró-reitores e Diretores Políticos Pedagógicos Financeiros) e os 04 membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). As entrevistas foram categorizadas e interpretadas utilizando a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e auxiliado pelo software de análise qualitativa WebQDA. Os resultados demonstraram que Autoavaliação Institucional na UNEMAT foi concebida e instrumentalizada na perspectiva participativa e democrática, cujos efeitos estão presentes no cotidiano da instituição e visíveis nas atividades de pesquisa, de ensino, de extensão e de gestão.

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Biografia do Autor

Rangel Renan Ramos da Silva, Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT). Contador efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Ramos da Silva, R. R., & Lima, E. G. dos S. (2025). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4877

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