SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2886Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Educação Básica, Sistema Estadual de Avaliação ParticipativaResumo
Este artigo objetiva contribuir na preservação da memória de uma política recente
de avaliação institucional da educação básica, na rede estadual de ensino do Rio Grande do
Sul, cujo diferencial reside no aspecto participativo da política. Foram analisados os resumos
das produções científicas de 2012 a 2017. O levantamento das produções foi realizado no
Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT – BDTD); Portal de
Periódicos da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior /
Ministério da Educação); repositórios digitais de universidades públicas no Rio Grande do Sul
e em meios eletrônicos de eventos ocorridos no período. As produções foram organizadas em
dois grupos sendo eles as produções acadêmicas e as publicações em periódicos. As análises
foram realizadas de acordo com as categorias temáticas previamente definidas: objeto de
estudo ou foco de interesse, metodologia adotada, fontes teórico-conceituais mais utilizadas e
as implicações dos resultados, ganhos e aprendizagens da política. Dentre os achados se
destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos
sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das
coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível
identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na
implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos
estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento acerca da avaliação institucional
na educação básica.
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