ENTRE VIVÊNCIAS E SOBREVIVÊNCIAS: A QUALIDADE DE VIDA DOS FORMANDOS EM PSICOLOGIA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2899

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Graduação em Psicologia. Pandemia. COVID-19.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade de vida dos formandos de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior particular de Sobral/CE durante o período pandêmico de COVID-19 (2020-2021). Não só analisar sua qualidade de vida, como também explorar as formas que eles utilizaram ou não utilizaram para cuidar de si próprios durante esse período, e averiguar a relação desses alunos com a própria instituição de ensino deles. Para tal, foram usados um questionário sociodemográfico e uma entrevista construída a partir da escala de qualidade de vida WHOQOLBREF da Organização Mundial de Saúde. Os dados foram analisados a partir da metodologia de análise temática dialógica, de modo que a qualidade de vida e seus respectivos domínios (físico, psicológico, social e ambiental) serviram de tema e subtemas sendo analisados a partir dos materiais teóricos coletados. Obtivemos então o resultado de que os participantes foram afetados em qualidade de vida no que diz respeito a qualidade de sono, alimentação e também tiveram uma fragilização em algumas relações sociais. Porém também percebemos a espiritualidade, e as próprias relações sociais como fatores protetivos durante o período da pandemia. Logo conclui-se que a qualidade de vida é um tema amplo, e que foi afetado de distintas formas durante o período da pandemia, tanto de forma negativa como positiva, o que destaca a importância de mais estudos na área.

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Biografia do Autor

José Umbelino Gonçalves Neto, Faculdade Luciano Feijão

Doutor em Psicologia (2019) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Mestre em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Psicologia, em 2013, pela Universidade Federal do Ceará e graduado em Letras (Português e Literaturas Vernáculas) em 2007 por essa mesma Universidade.
Docente na Faculdade Luciano Feijão - Sobral/CE.
Psicoterapeuta e supervisor em Psicologia Clínica, atua com Terapias Comportamentais Contextuais (FAP e ACT).

Thiago Trévia Menezes Queiroz, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Raimundo Ribeiro Machado, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Francisco das Chagas Souza de Aguiar Junior, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Jéssica Aguiar Silva Ribeiro, Faculdade Luciano Feijão

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisadora no Programa de Iniciação Científica desta IES.

 

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Gonçalves Neto, J. U., Menezes Queiroz, Thiago T. ., Machado, Raimundo R., Souza de Aguiar Junior, F. das C., & Ribeiro, J. A. S. (2022). ENTRE VIVÊNCIAS E SOBREVIVÊNCIAS: A QUALIDADE DE VIDA DOS FORMANDOS EM PSICOLOGIA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021). Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 105–134. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2899

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