EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3818

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação Infantil; Pedagogia; Narrativas.

Resumo

Este estudo investiga o ensino de crianças público-alvo da Educação Especial. Tem como objetivo compreender e analisar como pedagogas concebem as crianças com deficiência e viabilizam suas práticas educativas na Educação Infantil. A pesquisa fundamenta-se teórico e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial, nas elaborações de Lev Semionovitch Vigotski sobre a constituição social do desenvolvimento humano e suas proposições sobre as condições de possibilidades de desenvolvimento de crianças com deficiência. Ancora-se no método histórico-dialético e nos estudos biográficos ao trazer a narrativa como instância simbólica da linguagem e como instrumento de elaboração para a produção do trabalho empírico. A construção dos dados foi realizada em uma escola pública municipal de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2022, registradas por meio de entrevistas narrativas com seis pedagogas que atuam na Educação Infantil. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de uma mudança educacional, que contemple um ensino real e efetivo para as crianças público-alvo da Educação Especial, um modelo de política, uma escola, uma prática pedagógica que promova as crianças com deficiência oportunidades não apenas de estar no meio social, mas de atuar nele, como protagonistas, como sujeitos capazes de aprender e se desenvolver.

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Biografia do Autor

Rodrigo Barbuio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorando na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorado em Educação na Universidade São Francisco (USF).Mestrado em Educação no Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). Membro do grupo de pesquisa, Relações de Ensino e Trabalho Docente (USF). Realiza pesquisas e projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: Educação Especial; Educação Inclusiva; Narrativas (auto)biográficas com alunos público-alvo da Educação Especial. 

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Barbuio, R. (2023). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 196–219. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3818

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