FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Infantil, BNCC, NarrativasResumo
Este artigo aborda o tema da formação de professores e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca evidenciar narrativas que estão em disputa no cenário nacional e suas ressonâncias para a formação de professores da Educação Infantil. A argumentação foi construída a partir de análise crítica de documentos da legislação educacional vigente em uma interlocução com referências teóricas do campo da educação. A BNCC está em vigor e o compromisso dos profissionais da educação é interpretar, traduzir e problematizar seu conteúdo, evidenciando suas fragilidades e potências. A proposta da BNCC está correndo o risco de não se efetivar porque o próprio governo brasileiro a inviabilizou com a defesa do estado mínimo e com a adoção de políticas neoliberais e neoconservadoras.
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