O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127Palavras-chave:
Educação Campesina, Pedagogia da Alternância, Pedagogia Histórico-Crítica, Sequência Dialética, Teoria CríticaResumo
A partir da luta dos movimentos sociais do campo, foram idealizadas leis e políticas públicas destinadas às populações camponesas, como a Educação do Campo, assegurando a esses sujeitos suas especificidades e necessidades. Essas iniciativas no Brasil datam de menos de três décadas. Faz-se necessário um processo de (re)afirmação dessas políticas e da valorização permanente do campo, sendo a educação uma condição humana fundamental nesse processo. Não qualquer tipo de educação, mas aquela pensada pelo/para/com os próprios camponeses, com viés crítico. O objetivo deste artigo é discutir o trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, fundamentado nos estudos produzidos sobre a Educação do Campo, suas bases legais, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia da Alternância. Especificamente, apresenta-se uma proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo. O referencial teórico teve como base os estudos de Caldart (2019), Saviani (1983; 2016) e Vasconcellos (2014a e 2014b), entre outros. Esta proposição atingiu sua intencionalidade de relação teórico-prática com a proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, focalizando nos aspectos primordiais dos modos de ser e viver no/do campo. Mostrou-se proveitosa oportunidade de criar uma proposta a ser aplicada nas escolas do campo, envolvendo os/as professores/as, os/as alunos/as, as famílias e a comunidade, para fortalecer o campo enquanto espaço de vida e de trabalho de sujeitos sociais. Espera-se ampliar os espaços de discussão, renovação de ideias e materialização dos princípios, conceitos e práticas da Educação do Campo, sobretudo, uma valorização da identidade campesina.
Downloads
Referências
BEGNAMI, João Batista. Pedagogia da Alternância em Movimento. In: MOLINA, Mônica C; MARTINS, Maria de Fátima A (Orgs.). Formação de Professores: reflexões sobre as experiências em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BRASIL. MEC - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996, Seção 1, p. 27.833.
BRASIL. MEC – Resolução Nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2002.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file
BRASIL. Lei nº 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-12960-27-marco-2014-778312-publicacaooriginal-143651-pl.html
CALDART, R. S. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo– políticas públicas – educação. Brasília: NEAD, 2008. p. 67-86. Coleção Por Uma Educação do Campo, v. 7.
CALDART, Roseli S. Concepção de Educação do Campo: um guia de estudo. In: MOLINA, Mônica C; MARTINS, Maria de Fátima A (Orgs.). Formação de Professores: reflexões sobre as experiências em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
HORN, Maria das Graças S; BARBOSA, Maria Carmem S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
JESUS, José Novais de. A pedagogia da alternância e o debate da educação no/do
campo no estado de Goiás. 2010. Disponível
em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1334. Acesso em: 05 jun. 2022.
PRADO JR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos sobre a Revolução Brasileira. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2003.
KILPATRICK, Willian H. Educação para uma civilização em mudança. 12ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
LACERDA, Celso L. de; SANTOS, Clarice A. dos. Introdução. In: SANTOS, Clarice A. dos; Molina, Mônica C. JESUS, Sonia Meire dos S. A de. (Orgs). Memória e História do PRONERA: contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011. Disponível em: http://educacaodocampopb.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Mem%C3%B3ria-E-Hist%C3%B3ria-Do-Pronera-Rev-1.pdf
MOLINA, Mônica C; JESUS, Sonia Meire dos S. A de. Contribuições do PRONERA à Educação do Campo no Brasil: reflexões a partir da tríade: campo-política pública-educação. In: SANTOS, Clarice A. dos; Molina, Mônica C. JESUS, Sonia Meire dos S. A de. (Orgs). Memória e História do PRONERA: contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011. Disponível em: http://educacaodocampopb.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Mem%C3%B3ria-E-Hist%C3%B3ria-Do-Pronera-Rev-1.pdf
ROSA, Daniela Souza da; CAETANO, Maria Raquel. Da educação rural à educação do
campo: uma trajetória...seus desafios e suas perspectivas. 2008. Disponível
em: http://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/da-educacao-rural-a-educacao-docampo.pdf.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.
SENA, Marina T. B. da C; FINATTI, Jussara R. O Processo de Ensino-Aprendizagem a partir de Projetos de Trabalho em uma Abordagem Crítica. X Congresso Nacional de Educação, Curitiba: PUC, 2011.
SILVA, José Pedro Guimarães da; LIMA, Maria Socorro Lucena; COSTA, Elisangela André da Silva. Os três momentos pedagógicos da ação didática como caminho para a práxis pedagógica. Linguagens, Educação, Sociedade. Teresina, Ano 25, n. 44, jan./abr. 2020, p. 90-109. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1065/913. Acesso em: 05 jun. 2022.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000200002.
TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do Campo ou Educação Rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24ed. São Paulo: Libertad, 2014a. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; V.1)
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 19ed. São Paulo: Libertad, 2014b. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; V.2)