O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127

Palavras-chave:

Educação Campesina, Pedagogia da Alternância, Pedagogia Histórico-Crítica, Sequência Dialética, Teoria Crítica

Resumo

A partir da luta dos movimentos sociais do campo, foram idealizadas leis e políticas públicas destinadas às populações camponesas, como a Educação do Campo, assegurando a esses sujeitos suas especificidades e necessidades. Essas iniciativas no Brasil datam de menos de três décadas. Faz-se necessário um processo de (re)afirmação dessas políticas e da valorização permanente do campo, sendo a educação uma condição humana fundamental nesse processo. Não qualquer tipo de educação, mas aquela pensada pelo/para/com os próprios camponeses, com viés crítico. O objetivo deste artigo é discutir o trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, fundamentado nos estudos produzidos sobre a Educação do Campo, suas bases legais, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia da Alternância. Especificamente, apresenta-se uma proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo. O referencial teórico teve como base os estudos de Caldart (2019), Saviani (1983; 2016) e Vasconcellos (2014a e 2014b), entre outros. Esta proposição atingiu sua intencionalidade de relação teórico-prática com a proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, focalizando nos aspectos primordiais dos modos de ser e viver no/do campo. Mostrou-se proveitosa oportunidade de criar uma proposta a ser aplicada nas escolas do campo, envolvendo os/as professores/as, os/as alunos/as, as famílias e a comunidade, para fortalecer o campo enquanto espaço de vida e de trabalho de sujeitos sociais. Espera-se ampliar os espaços de discussão, renovação de ideias e materialização dos princípios, conceitos e práticas da Educação do Campo, sobretudo, uma valorização da identidade campesina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wirla Risany Lima Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do DMTE no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí.

Disnah Barroso Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do DMTE no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: disbarroso@ufpi.edu.br 

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: keyllamelo@ufpi.edu.br.

Referências

BEGNAMI, João Batista. Pedagogia da Alternância em Movimento. In: MOLINA, Mônica C; MARTINS, Maria de Fátima A (Orgs.). Formação de Professores: reflexões sobre as experiências em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BRASIL. MEC - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996, Seção 1, p. 27.833.

BRASIL. MEC – Resolução Nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2002.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file

BRASIL. Lei nº 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-12960-27-marco-2014-778312-publicacaooriginal-143651-pl.html

CALDART, R. S. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo– políticas públicas – educação. Brasília: NEAD, 2008. p. 67-86. Coleção Por Uma Educação do Campo, v. 7.

CALDART, Roseli S. Concepção de Educação do Campo: um guia de estudo. In: MOLINA, Mônica C; MARTINS, Maria de Fátima A (Orgs.). Formação de Professores: reflexões sobre as experiências em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

HORN, Maria das Graças S; BARBOSA, Maria Carmem S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

JESUS, José Novais de. A pedagogia da alternância e o debate da educação no/do

campo no estado de Goiás. 2010. Disponível

em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1334. Acesso em: 05 jun. 2022.

PRADO JR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos sobre a Revolução Brasileira. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

KILPATRICK, Willian H. Educação para uma civilização em mudança. 12ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974.

LACERDA, Celso L. de; SANTOS, Clarice A. dos. Introdução. In: SANTOS, Clarice A. dos; Molina, Mônica C. JESUS, Sonia Meire dos S. A de. (Orgs). Memória e História do PRONERA: contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011. Disponível em: http://educacaodocampopb.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Mem%C3%B3ria-E-Hist%C3%B3ria-Do-Pronera-Rev-1.pdf

MOLINA, Mônica C; JESUS, Sonia Meire dos S. A de. Contribuições do PRONERA à Educação do Campo no Brasil: reflexões a partir da tríade: campo-política pública-educação. In: SANTOS, Clarice A. dos; Molina, Mônica C. JESUS, Sonia Meire dos S. A de. (Orgs). Memória e História do PRONERA: contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011. Disponível em: http://educacaodocampopb.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Mem%C3%B3ria-E-Hist%C3%B3ria-Do-Pronera-Rev-1.pdf

ROSA, Daniela Souza da; CAETANO, Maria Raquel. Da educação rural à educação do

campo: uma trajetória...seus desafios e suas perspectivas. 2008. Disponível

em: http://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/da-educacao-rural-a-educacao-docampo.pdf.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.

SENA, Marina T. B. da C; FINATTI, Jussara R. O Processo de Ensino-Aprendizagem a partir de Projetos de Trabalho em uma Abordagem Crítica. X Congresso Nacional de Educação, Curitiba: PUC, 2011.

SILVA, José Pedro Guimarães da; LIMA, Maria Socorro Lucena; COSTA, Elisangela André da Silva. Os três momentos pedagógicos da ação didática como caminho para a práxis pedagógica. Linguagens, Educação, Sociedade. Teresina, Ano 25, n. 44, jan./abr. 2020, p. 90-109. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1065/913. Acesso em: 05 jun. 2022.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Disponível

em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000200002.

TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do Campo ou Educação Rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24ed. São Paulo: Libertad, 2014a. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; V.1)

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 19ed. São Paulo: Libertad, 2014b. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; V.2)

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Carvalho, W. R. L., Barroso Rodrigues, D. ., & Almeida Melo, K. R. . (2023). O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 79–108. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.