A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705

Palavras-chave:

Formação inicial, Tecnologias Digitais, Instrumentos Tecnológicos, Ensino e Aprendizagem

Resumo

No momento em que a sociedade busca o enfretamento de desafios, como é o caso de qualificar os processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, o uso das TDs ganha um novo capítulo no contexto das práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que a formação dos professores para esse fazer auxiliado pelos instrumentos tecnológicos. Assim, o objetivo do presente estudo foi levantar as características da formação inicial e formação continuada dos professores, no que se refere a capacitação desses profissionais para o uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas para o ensino médio. Para o alcance do objetivo traçado foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter metodológico indutivo e análise qualitativa, com a coleta de dados primários em 8 (oito) escolas públicas de Rondonópolis-MT, tendo como público participante 74 (setenta e quatro) professores. A partir dos dados coletados conclui-se que a formação inicial dos professores ofereceu maior nível de conhecimento na elaboração e execução de práticas pedagógicas, no entanto, a formação tecnológica desses mesmos professores foi maior na formação continuada, o que evidencia os benefícios da busca por formação continuada para qualificar os professores gerando competências e habilidades para trabalhar com as TDs nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Marijane Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2021); Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2020); Professora de Espanhol na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos de Rondonópolis-MT. E-mail: jane1442@outlook.com.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI câmpus Frederico Westphalen.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira; Mestre em Letras. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Campus Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI.  Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC. 

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Soares, M., & Teixeira Porto, A. P. . (2024). A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–25. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705

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