TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM MUSICAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2905

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o papel das tecnologias digitais no processo de aprendizagem musical a partir dos resultados de pesquisas publicadas em artigos.  Fundamentados em princípios relativos à educação musical e as possiblidades das tecnologias digitais, realizamos uma análise qualitativa sobre um conjunto de artigos disponibilizados nos repositórios da Capes, Scielo e Abem, desenvolvidos a partir do ano de 2010. O material empírico do estudo, constituído de um conjunto de 13 artigos recuperados nas referidas plataformas, foi analisado pela perspectiva da Análise de Conteúdo (MORAES, 1999), a partir da qual identificamos distintos aspectos relativos às tecnologias digitais na aprendizagem musical: aprendizagem musical online, tecnologias digitais e educação musical e estratégias inovadoras de aprendizagem. A aprendizagem musical online refere-se aos aspectos da música potencializados devido ao uso de tecnologias, tais como a internet e as videoconferências. A categoria tecnologias digitais e educação musical sintetiza elementos particulares das tecnologias que se colocam como promovedoras da educação musical, a exemplo dos dispositivos e plataformas que favorecem a constituição de ambientes de aprendizagens dinâmicos e ricos. Na categoria estratégias inovadoras de aprendizagem, destacamos a aprendizagem colaborativa por seu potencial de modificar os papeis e as relações nos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges , Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Doutorando em Educação (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Mestrado em Educação (Universidade Federal da Fronteira Sul), Licenciatura em Música e Pedagogia, Professor de Artes e Música no município de Faxinal dos Gedes-SC

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPqPós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de LisboaDoutora em Educação Matemática - UNESPProfessora, Classe D, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFSCampus de Erechim  - Erechim, RSDocente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS

Referências

ARISTIDES, Marcos André Martins; SANTOS, Regina Marcia Simão. Contribuição para a questão das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem de música. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 91-113, jan./jun., 2018.

BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm.>. Acesso em: 10 mai. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm>. Acesso em: 04 mai. 2019.

CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 23-40, jan./jun., 2018.

CIELAVIN, Sandra Regina; MENDES, Adriana N. A. A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades. Revista da ABEM, v. 28, p. 46-64, 2020.

GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GALIZIA, Fernando Stanzione. Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21, p. 76-83, mar., 2009.

GARCIA, Marcos da Rosa; BELTRAME, Juciane Araldi; ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; MARQUES, Gutenberg de Lima. A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018. Revista da ABEM, v. 28, p. 28-45, 2020.

GOHN, Daniel Marcondes. A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, p. 25-34, jan./jun., 2013.

GOHN, Daniel. A realidade das redes sociais: uma discussão acerca da educação musical nas comunidades virtuais. Revista da ABEM, v. 28, p. 81-93, 2020.

JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R.; MOLINA, Sergio; TERAHATA, Adriana Miritello. A música na escola. São Paulo: Alluci e Associados Comunicações, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012.

MATEIRO, Teresa; CUNHA, Sandra Mara da. Escola para além do digital: reflexões sobre os estágios na formação docente em música. Revista da ABEM, v. 29, p. 161-177, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, Marcio Pizzi de. A percussão corporal associada ao uso de um aplicativo para tablet: movendo e aprendendo com o ritmo. Revista da ABEM, v. 28, p. 94-114, 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia digital. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita. Faculdade de Educação: Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital>. Acesso em 17 mar. 2022.

RIBEIRO, Giann Mendes. Educação musical a distância online: desafios contemporâneos. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, p. 35-48, jan./jun., 2013.

RICHIT, Adriana. Apropriação do Conhecimento Pedagógico-tecnológico em Matemática e a Formação Continuada de Professores. 279 f. 2010. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

RICHIT, Adriana; OLIVEIRA, H. Formação de professores e tecnologias digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

SUBTIL, Maria José Dozza. Músicas, mídias e escola: relações e contradições evidenciadas por crianças e adolescentes. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 40, p. 177-194, abr./jun., 2011.

VIEIRA JUNIOR, Luis Antonio Braga; MONTANDON, Maria Isabel; MARINS, Paulo Roberto Affonso. Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 38, p. 62-75, jan./jun., 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Borges , A. de S., & Richit, A. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM MUSICAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 61-94. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2905