LUTA CONTRA A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: SIGNIFICAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3594

Palavras-chave:

Pedagogia Social. Educação Social. Formação Humana

Resumo

O objetivo do texto é apresentar a análise das significações de Educadores Sociais acerca de sua prática educativa, um fenômeno histórico ainda em construção. O presente artigo é parte integrante de nosso estudo de mestrado em Educação e, tem sua raiz na necessidade de investigar que mediações da prática educativa dos Educadores Sociais contribuem para a formação humana de crianças e adolescentes em situação de pobreza. Apoiamo-nos nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético proposto por Marx; Engels (2007),  na Psicologia Histórico-Cultural a partir das ideias de Vigotski (1995, 2007 e 2009), bem como na compreensão de educação proposta pela Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2011, 2013). Tais fundamentos possibilitaram a discussão e compreensão do fenômeno por meio da análise de dados produzidos na entrevista e encontros reflexivos (Szymanski; Almeida; Prandini, 2018) com dois Educadores Sociais. Adotamos como procedimento de análise dos dados a proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborada por Aguiar; Soares e Machado (2015) e, Aguiar; Aranha e Soares (2021). Como resultados, apreendemos que a Pedagogia Social-Educação Social se apresenta como uma proposta questionadora de porque “ela é ignorada?”; “quais as portas que estão abertas?” Os Educadores Sociais, significam que o seu trabalho constitui um “processo de confrontar essa linha” imposta pela sociedade capitalista, na busca das condições adequadas para a transformação dessa situação, buscando garantir o acesso aos bens culturais e materiais produzidos pelo conjunto da humanidade, os quais eles têm acesso até o momento.

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Biografia do Autor

Soraia Duarte Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Formação Humana e Processos Educativos, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Bacharela em Serviço Social pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR). Professora do Ensino Fundamental – anos iniciais, atuando nas disciplinas de Matemática e Português, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Timon, Maranhão, Brasil. E-mail: soraiadoc@gmail.com.

Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora Programa de Pós-Graduação Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Duarte Oliveira Carvalho, S., & de Sousa Moura Teixeira, C. (2023). LUTA CONTRA A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: SIGNIFICAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 35–65. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3594

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