TRAJETÓRIAS DE DOCENTES: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1995-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.3151

Palavras-chave:

Trajetória de vida; história cultural; profissão docente

Resumo

Por meio da pesquisa do tipo mapeamento de produção científica, buscou-se discutir as publicações que tratam das trajetórias de vida docentes. Para tanto, promoveu-se a localização das fontes considerando o banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificando-se seis produções que abordam trajetórias de vida publicadas entre os anos de 1995 a 2020, tendo como filtro, a História Cultural como pressuposto teórico e metodológico de análise. Para tanto, parte-se das seguintes categorias: periodização, fontes, autores utilizados, objetivo geral, formação de professores e professoras enquanto problemática norteadora deste estudo, lançam-se as seguintes questões: qual a importância de estudar trajetórias de docentes? Qual seria a produção sobre trajetórias de docentes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)? Por que analisar a produção sobre trajetórias de vida no PPGEd, tendo como ponto de partida a teoria de análise escolhida? As análises possibilitaram uma visualização dos temas mais abordados, assim como das lacunas de estudos quanto à trajetória de vida docente dentro do PPGED da UFPI. Identificamos a proeminência teórica de Le Goff, Burke, Halbwakcs, Nóvoa e Certeau nas discussões que envolvem tais produções. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, ressaltam-se o uso da história oral e suas relações com memória individual e coletiva na construção de narrativas de sujeitos. Assim, evidenciou-se a diversidade de fontes antes desprestigiadas pela historiografia tradicional. Nesse interim, constata-se a expansão da abordagem trajetória de vida em virtude das novas abordagens historiográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carla de Sousa Leite Cipriano, UFPI

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Mestre em Educação Profissional e Tecnologica (EPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Monte Castelo. Formada em Licenciatura em História e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UESPI e em Direito Previdenciário pela Escola da Assembléia Legislativa do Piauí. É servidora pública- Professora da Secretária Municipal de Educação de Timon e professora da Secretaria de Educação do Estado do Piauí . Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Educação de Timon. 

Jane Bezerra de Sousa, UFPI

Estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Mestrado em Educação (UFPI/2005). Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPI), Licenciatura Plena em História (UESPI/2001), Especialização em Docência do Ensino Superior (UFRJ/2001), Atualmente é professora  do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFPI).

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de; SILVA, Andréa da Costa; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. As recordações-referências na história de vida e formação: reverberações no desenvolvimento profissional docente. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 21, n. 35, jul./dez. 2016.

ARAUJO, Karina Valim de; ORLANDO, Evelyn Almeida. Helena Kolody: uma trajetória intelectual que se constrói pelos caminhos da poesia e da docência. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 24, n. 41, jan./abr. 2019.

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2015.

ALMEIDA, Jane S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

BARROS, José D’assunção. O campo da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BARROS, José D’assunção. Teoria da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CARDOSO, Magnaldo de Sá. Entre trajetórias e vidas de professores: história do Centro de Tecnologia da UFPI (1975-2007). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2020.

CÔRREA, Nayara Cristina Bagatin; FERREIRA, Jacques de Lima; LIECHOCKI, Brígida Karina. História e formação de professores: uma pesquisa do tipo estado da arte. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, p. 1-16, 2020.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezs. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Prefácio. In: TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Professor Areão: experiências de um “bandeirante paulista do ensino” (1912-1950). Florianópolis: Insular, 2014.

DALLABRIDA, Norberto. O mestre-escola: retalhos da vida de Giovanni Trentini em Rio dos Cedros. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2021.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.

GOODSON, Ivo F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto editora, 1995.

HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995.

LOZANO, Jorge Eduardo Acevo. Práticas e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

LE GOFF, Jacques. São Luis. Tradução de Marcos de Catro. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

LE GOFF, JACQUES. História e memória. Campinas, SP: UNICAMP, 2003.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In:MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos. Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000.p.123-143.

MIGNOT, Ana Crystina Venâncio. Em busca do tempo vivido: autobiografias de professoras. In: MIGNOT, Ana Crystina Venâncio; CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. p.135-147.

MIGNOT, Ana Crystina Venâncio. CUNHA, Maria Teresa Santos. Entre papéis: a invenção cotidiana da escola. In: MIGNOT, Ana Crystina Venâncio; CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003.p.9-16

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Baú de memórias, bastidores de história: o legado da pioneira de Armanda Alvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

NUNES, Clarice. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In: Leal, Maria Cristina; PIMENTEL, Marília Araújo Lima (org.) História e memória da Escola Nova. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

NÓVOA. Antonio. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, Antonio (org.) Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995.

NUNES, Clarice. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In: LEAL, Maria Cristina; PIMENTEL, Marília Araújo Lima (org.). História e memória da Escola Nova. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. Revista da Associação Brasileira de História Oral, São Paulo, v. 3, n. 3, jun. 2000.

PESAVENTO, Sandra Jatay. História & História Cultural. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PINHEIRO, Cristiane Feitosa. Entre o giz e a viola: práticas educativas do mestre- Escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas/PI (1938- 1971). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2017.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SILVA, Anneth Cardoso Basílio da. Histórias de vida, formação profissional e identidade de enfermeiras professoras. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2019.

SILVA, Maria do Rosário de Fátima Vieira da. Mulher afrodescendente na docência superior em Parnaíba: memórias da trajetória de vida e ascensão social. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2012.

SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Educação em prisões no cenário cearense: entre a história e as memórias de Jovita Alves Feitosa. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 01, n. 02, maio/ago. 2017.

SOUSA, Jane Bezerra de. Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX. A história de vida de Nevinha Santos. Uberlândia: Edufu, 2015.

SOUSA NETO, Raimundo Nonato de. Entre salas, livros e jardins: trajetória e produção intelectual da professora Conceição Carvalho no centro de ciências da educação da universidade federal do Piauí (1974-1995). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2019.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

VILANOVA, Francisco Gomes. Memórias de professoras piauienses: itinerários escolares e experiências docentes (1940-1970). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Cipriano, A. C. de S. L., & Sousa, J. . (2022). TRAJETÓRIAS DE DOCENTES: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1995-2020). Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 332–359. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.3151

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.