A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO POPULAR NAS CARTAS DE CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2881Palavras-chave:
História da Educação Popular, Educação Popular, Saúde, CartasResumo
O artigo objetiva evidenciar a presença dos temas: Educação Popular e Saúde, em cartas de Carlos Rodrigues Brandão a fim de promover um diálogo entre esses dois campos de atuação. Trata-se de uma pesquisa documental tendo como base materiais inéditos de Carlos Rodrigues Brandão (cartas) e outros materiais oriundos de revistas: Cadernos do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e Cadernos de Educação Popular do Nova: pesquisa, avaliação e assessoria, as quais são importantes interlocutoras dos processos educativos, vinculando as temáticas Educação Popular e Saúde. A análise dos dados teve contribuições reflexivas de autores referência do campo da Educação Popular, entre eles destacamos: Paulo Freire, Osmar Fávero, Fernanda Paulo e Eymard Mourão Vasconcelos. Identificamos, entre os resultados deste estudo, que no Brasil e na América Latina, há uma carência de estudos documentais de primeira mão, referindo-se a Educação Popular. As experiências apresentadas são pouco conhecidas e estudadas, desta forma, possuem potencial para a produção de educações de insurgências: isto é uma pedagogia latino-americana.
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