COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ESTADO DA ARTE (2008-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3585

Palavras-chave:

Comunicação Aumentativa e Alternativa, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Este artigo teve o objetivo de mapear e analisar as contribuições e implicações presentes nas pesquisas acadêmicas, teses e dissertações, em relação à Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Especial e Inclusiva, durante o período de 2008 a 2021, a partir de uma pesquisa do tipo estado da arte. Foram identificados 55 estudos sendo 21 teses e 34 dissertações, coletadas na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise de dados realizada a partir da perspectiva de Bardin (2016) permitiu identificar que a Comunicação Aumentativa e Alternativa favorece o desenvolvimento das habilidades comunicativas, interação social e aprendizagem dos alunos, assim como contribui em forma de recurso para a formação continuada de professores quando este possibilita novos conhecimentos e o aprimoramento da prática pedagógica. Quanto às implicações foi possível constatar a falta de formação continuada aos professores e de ações conjuntas para atuarem com a Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Angelise Conceição de Souza Andersen, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga e professora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: angelisecon@gmail.com.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência na Educação, com ênfase no Ensino Superior Presencial e a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Coordenação Pedagógica. Foi professor das Licenciaturas (Pedagogia, Educação Física) e Coordenador da Licenciatura em Pedagogia. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis de ensino e modalidades de educação, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância, Identidade e atuação Social do Pedagogo e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Processos Educativos da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Andersen, A. C. de S., & de Lima Ferreira, J. (2023). COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ESTADO DA ARTE (2008-2021). Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 353–373. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3585

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