POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino Médio, Enem, Educação BásicaResumo
Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa sobre a educação secundária e as políticas públicas voltadas para este nível de ensino. Ele descreve e analisa o novo Ensino Médio brasileiro e os seus desafios, considerando a legislação educacional vigente, o acesso à educação superior e o mercado de trabalho. Por meio de dados oficiais, aqui são avaliados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais e a diferenciação entre o ensino da rede pública e da rede privada.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
______. Plano Nacional de Educação 2011-2020. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2013.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, abr. 2004.
KUENZER, A Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, n. 70, abr. 2000.
MATOS, M. S. et al. O impacto do programa de inclusão social da USP no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, dez. 2012.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PINHEIRO, N. M. et al. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência &Educação, v. 13, n. 1, 2007.