DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129Palavras-chave:
Ensino Superior, Discurso, UNEB, Cotas, BolsaResumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar o discurso institucional da Universidade do Estado da Bahia nas edições da Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) e como isso se desdobra nos Editais do Programa Afirmativa para concessão de bolsas de extensão e pesquisa. Realizou-se uma pesquisa de análise documental, com base interpretativa vinculada à análise do discurso (AD). Foram analisados os relatórios finais da I e II CONFCOTAS, assim como, as proposições e imagens presentes nesses relatórios. Analisaram-se também todos os editais do Programa Afirmativa. A partir da leitura e análise dos documentos (verbais e não verbais) citados anteriormente, a pesquisa constatou que a UNEB não apenas oportunizou o acesso de pessoas pobres, negras, indígenas, LGBTQIA+, entre outras, ao Ensino Superior, como também buscou dialogar e propor políticas que contribuam com a permanência dessas pessoas no espaço universitário. A CONFCOTAS representa, no mínimo, uma ação democrática, inclusiva e afirmativa por parte da universidade para com os/as estudantes cotistas porque eles/as tiveram a chance de falar de suas experiências pessoais e contribuir para a criação de políticas que aperfeiçoam tanto o acesso de novos cotistas como as condições de permanência daqueles/as que foram inseridos/as. O Programa Afirmativa se mostra essencial para o desenvolvimento educacional dos/as estudantes cotistas, pois permite a imersão dos grupos minoritários aos lugares “privilegiados” da academia, que é o caso, por exemplo, da iniciação científica.
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