DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO Universidade Federal de Alagoas
  • DEISE JULIANA FRANCISCO Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099

Palavras-chave:

TDIC, Currículo, Biopoder

Resumo

O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos:  DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.

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Biografia do Autor

JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

DEISE JULIANA FRANCISCO, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DO NASCIMENTO CARNEIRO, J. ., & FRANCISCO, D. J. . (2019). DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 556–575. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099

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