FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, BNCC, Narrativas

Resumo

Este artigo aborda o tema da formação de professores e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca evidenciar narrativas que estão em disputa no cenário nacional e suas ressonâncias para a formação de professores da Educação Infantil. A argumentação foi construída a partir de análise crítica de documentos da legislação educacional vigente em uma interlocução com referências teóricas do campo da educação. A BNCC está em vigor e o compromisso dos profissionais da educação é interpretar, traduzir e problematizar seu conteúdo, evidenciando suas fragilidades e potências. A proposta da BNCC está correndo o risco de não se efetivar porque o próprio governo brasileiro a inviabilizou com a defesa do estado mínimo e com a adoção de políticas neoliberais e neoconservadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Faculdade de Educação (Faced) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (Gepeici), da Faced-UFBA. Pesquisadora da linha de pesquisa Política e Gestão da Educação e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nepessi), também da Faced-UFBA.

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, jan./mai. 2019. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/>. Acesso em: 21 set. 2019.

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia C. Albieri de. A constituição da profissionalidade docente: tornar-se professora de Educação Infantil. 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3027--Int.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2007.

APPLE, Michael. Reflexões sobre neoliberalismo, neoconservadorismo e currículo. Revista Pátio, ano 10, n. 37, Fev./Abril, Porto Alegre, 2006.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPEd. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/resources/Of_cio_01_2015_CNE_BNCC.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponto Grossa: Editora UEPG, 2016.

BOLSONARO, Jair. O caminho da Prosperidade: Proposta de Plano de Governo. 2018. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/propostas-de-candidatos>. Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010a. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010b. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento Final. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf. Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm>. Acesso em: 02 mai. 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Brasília, 2017b.

BRASIL. Presidência da República - Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 maio 2019.

BRASIL. Formação de professores será norteada pelas regras da BNCC. 2018a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/72141-formacao-de-professores-sera-norteada-pelas-regras-da-bncc?Itemid=164>. Acesso em: 05 fev. 2019.

BRASIL. Resolução nº 02, de 09 de outubro de 2018b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98311-rceb002-18/file>. Acesso em: 02 mai. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 22 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República - Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/SEB. Resolução CNE/CEB n° 5 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/SEB. Resolução CNE/CP n° 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP n° 02, de 22 de dezembro de 2017a. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/SEB. Resolução CNE/CP n° 2, de 1° de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para formação continuada –. Brasília, 2015.

CAMPOS, Roselane de Fátima; DURLI, Zenilde; CAMPOS, Rosânia. BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 169-185, jan./mai. 2019. Disponível em: http://www.esforce.org.br/. Acesso: 21 set. 2019.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. Novas perspectivas na formação de professores da Educação Infantil. XV ENDIPE “Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais”. Belo Horizonte, abril de 2010.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da Educação Básica no brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.

GOMES, Marineide de O. (Org.). Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2018.

GOMES, Marineide de O. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, maio/ago. 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

KRAMER, Sônia (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005a.

KRAMER, Sônia. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. In.: MACHADO, Maria Lucia (Org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2005b.

LASCOUMES, Pierre; GALÉS, Patrick Le. A Ação pública abordada pelos seus instrumentos. R. Pós Ci. Soc. v.9, n.18, jul/dez. 2012.

NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992b.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1992c.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Portugal: Educa, 2002.

NÓVOA, António. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992a.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Orgs.). Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Marlene Oliveira dos. “Nós estamos falando! E vocês, estão nos escutando?” Currículos praticados com bebês: professoras com a palavra. Tese de Doutorado em educação – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SILVA, I. de O. e. Professoras da Educação Infantil: formação, identidade e profissionalização. In: BRASIL/MEC/SED. Docência na Educação Infantil. Salto para o futuro. Ano 23, boletim 10 jun. 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In.: GENTILLI, Pablo A. A. e SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 9-29.

TOMMASI, Lívia De; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2000.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Oliveira dos Santos, M. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 147–171. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.