A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG

Autores

Palavras-chave:

emancipação; inclusão de pessoas com deficiência; direito à educação; capacitação docente.

Resumo

O presente artigo pretende analisar a formação exigida dos professores especializados para o trabalho com estudantes com deficiência no município de Juiz de Fora. Buscando estabelecer a relação entre a inclusão escolar das pessoas com deficiência e a sua emancipação social, estuda-se a influência da capacitação docente nesse processo. Por meio de pesquisa empírica qualitativa documental, é feita a análise de editais de contratação de professores para atuação com educação inclusiva do Município de Juiz de Fora. Analisando aspectos da educação inclusiva e do caráter universal da educação, com o apoio do marco teórico da educação libertadora de Paulo Freire, os resultados alcançados apontam para a simbiótica ligação entre a capacitação docente, a emancipação e a inclusão escolar das pessoas com deficiência. Demonstram também a insuficiência da capacitação de professores contratados para atuação em educação inclusiva na rede municipal em Juiz de Fora.

Referências

BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Carolina. Capacitação de Agentes Educacionais:

Proposta de Desenvolvimento de Estratégias Inclusivas. Revista Brasileira de Educação

Especial , Marília, v. 20, n. 3, p. 371-386, Jul.-Set., 2014.

BRASIL. Constituição Federal de 1988 . Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível

em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.html.

EPSTEIN, Lee; KING, Gary. Pesquisa empírica em direito: as regras de inferência. São

Paulo: Direito GV, 2013.

ESTEF, Suzanli. Ensino colaborativo sob o olhar de uma estagiária mediadora no

cotidiano escolar . Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio

de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

FAGLIARI, Solange Santana dos Santos. A educação especial na perspectiva da educação

inclusiva: ajustes e tensões entre a política federal e a municipal. Dissertação (Mestrado em

Estado, Sociedade e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São

Paulo, 2012. Orientação Rosângela Gavioli Prieto.

FARIAS, Roseane Rabelo Souza; LOPES, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo. As pessoas

com deficiência no contexto da educação escolar brasileira. Revista HISTEDBR On-line ,

Campinas, n. 65, p. 228-241, out. 2015. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8642707/10186 .

Acesso em: 11 mar. 2019.

FERREIRA, Carla Mercês Rocha Jatobá; LOPES, Tatiane Felipe. A escola e a educação

inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n.

, p. 441-456, maio/ago. 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JUIZ DE FORA (MG). Edital de contratação temporária nº 278/2015. [Contratação

temporária de professores para Classe de Professor Regente-A]. Juiz de Fora : Secretaria de

Administração e Recursos Humanos, Juiz de Fora, 25 set. 2015. Disponível em:

https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sarh/edital/temporario/278/arquivos/edital278_pra_250

pdf . Acesso em: 18 maio 2019.

JUIZ DE FORA (MG). Edital de contratação temporária nº 309/2016. [Contratação

temporária de professores para Classe de Professor Regente-A]. Juiz de Fora : Secretaria de

Administração e Recursos Humanos, Juiz de Fora, 17 set. 2016. Disponível em:

https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=48823 . Acesso em: 18 maio 2019.

JUIZ DE FORA (MG). Edital de contratação temporária nº 335/2017. [Contratação

temporária de professores para Classe de Professor Regente-A]. Juiz de Fora : Secretaria de

Administração e Recursos Humanos, Juiz de Fora, 05 set. 2017. Disponível em:

https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=55736 . Acesso em: 18 maio 2019.

JUIZ DE FORA (MG). Edital de contratação temporária nº 378/2018. [Contratação

temporária de professores para Classe de Professor Regente-A]. Juiz de Fora : Secretaria de

Administração e Recursos Humanos, Juiz de Fora, 12 out. 2018. Disponível em:

https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=64481 . Acesso em: 18 maio 2019.

JUIZ DE FORA (MG). Relatório de Reorganização Profissional de Apoio Escolar.

[Informação sobre quantitativo de profissionais de apoio no município e sobre os marcos legais que exigem sua atuação]. Juiz de Fora : Secretaria de Educação - Departamento de

Inclusão e Atenção ao Educando, Juiz de Fora, 2018.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. São

Paulo: Malheiros, 1993.

NERES, Celi Corrêa; FRANCO, Lucimar de Lima. O professor regente e o auxiliar

pedagógico especializado: suas (re)ações diante do estudante com deficiência. Revista

Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 225-240, ago./dez. 2016.

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins. Conhecimento, trabalho

docente e escola inclusiva. Journal of Research in Special Educational Needs, Volume 16,

Number s1, p. 318-322, 2016.

PIMENTEL, Susana Couto; NASCIMENTO, Lucinéia Jesus. A construção da cultura

inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora. EccoS - Revista

Científica, São Paulo, n. 39, p. 101-114, jan./abr. 2016.

SANTOS, Sônia Regina dos. Políticas educacionais, educação inclusiva e direitos humanos.

Lex Humana , Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 135-156, 2012.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos

direitos fundamentais na perspectiva constitucional . Porto Alegre: Livraria do Advogado

Editora, 2011.

SILVA, Luciene Maria da. A deficiência como expressão da diferença. Educação em

Revista, Belo Horizonte, v. 44, p. 111-133, dez. 2006.

SILVEIRA, Kelly Ambrosio; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; ROSA, Edinete Maria.

Concepções de Professores Sobre Inclusão Escolar e Interações em Ambiente Inclusivo: uma

Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, p.

-708, Out.-Dez., 2012.

SOUZA, Lucas Daniel Ferreira; MARQUES, Rodrigo de Oliveira. Abordagem crítica sobre

os direitos humanos e a proteção das pessoas portadoras de necessidades especiais. Revista

de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, v. 16, n. 2, p. 101-120, jul./dez. 2015.

TAVARES, Lídia Mara Fernandes Lopes et al. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a

Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 4, p.

-542, Out.-Dez., 2016.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre 19nclus escolar e educação 19nclusive: o

que dizem os documentos oficiais?. Revista on line de Política e Gestão Educacional,

Araraquara, n. 6, p 1-21, 2009. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/viewFile/2078/1253. Acesso em: 8 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Sabino de Sá e Silva, A. L., Montes Valverde, G. ., & Marcy Rosa, W. (2022). A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG. Linguagens, Educação E Sociedade, (48). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500

Edição

Seção

Artigos