A IMAGEM DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2451Keywords:
Imagem. Livro didático. Povos indígenas.Abstract
This article presents a discussion and analysis of the images of Brazilian indigenous peoples present in the History textbook of the sixth grade of elementary school. In this sense, the analysis is presented in a critical and reflexive perspective, relating, at the same time, understanding how indigenous peoples have been worked on this didactic material in the 21 st diffuse century. Even with affirmative policies (Law 10.639/2003 and 11.645/2008) it is essential to take into consideration the type of historical education that our students are having in History classes and to reflect on the current issues of Brazilian society, especially when we refer to the peoples who contributed and contribute to our formation. At the end of the work we understand that in the current context this discussion has been a
challenge for teaching practices highlighting the role of the textbook, teacher education and the authoritarian context that we live after 2016.
Downloads
References
BARBALHO, José Ivanilson Silva. Breve esboço sobre o lugar da escola para os povos indígenas no Brasil. In: ALMEIDA, Luís Sávio de et al. (org.). Índios de Alagoas: memória, educação, sociedade. Maceió: Edufal, 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Documentos não escritos na sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 360-375.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Identidade nacional e ensino de História no Brasil. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 185-204.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 11-27.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 127-149, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n93/0103-4014-ea-32-93-0127.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n.ºs 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo n.º 186/2008. Brasília: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/
CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 12 abr. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: Ministério da Educação, SEB, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: história. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso em 10 abr. 2020.
BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 10 jan. 2003.
BRASIL. Lei n.º 11.645, de 11 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional, para incluir no currículo oficial o ensino da História das Culturas afro-brasileiras e
indígenas. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/111645.
htm. Acesso em: 4 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular [2017]: educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 jan. 2019.
BRAZÃO, Diogo Alchorne. A BNCC como um território de disputas de poder: as permanências e rupturas do pensamento eurocêntrico no componente curricular de História da Base Nacional Comum Curricular. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: CONTRA OS PRECONCEITOS: HISTÓRIA E DEMOCRACIA, 29., 2017, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2017. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources
/anais/54/1502851740_ARQUIVO_BNCCcomoterritoriodedisputas-DiogoBrazao-ANPUH.pdf. Acesso em: 5 mar. 2019.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
CORRÊA, Adriana; MORGADO, José Carlos. A construção da Base Nacional Comum Curricular no Brasil: tensões e desafios. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (COLBEDUCA), 4., 2018, Braga. Anais [...]. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12979/8307. Acesso em: 5 mar. 2019.
COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. História: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. (Campo Teórico). Disponível em:
http://www.uesb.br/eventos/pensarcomveyne/arquivos/FOUCAULT.pdf. Acesso em: 20 mar. de 2019.
FOUCAULT, Michel. Dois ensaios sobre o sujeito e o poder. 16 dez. 2009. Disponível em: michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/sujeitopoder.pdf. Acesso em: 7 jan. 2018. Tradução parcial de Deux essais sur le sujet et le pouvoir. In: FREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul; FOUCAULT, Michel. Un parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984, p. 297-321.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GROULX, Lionel-Henri. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: POUPART, Jean et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 95-126.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Introdução às memórias de Thomas Davatz. In: DIAS, Maria Odila Leite da Silva (org.). Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo: Ática, 1985. p. 173-174. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, n. 51).
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Laced/Museu Nacional, 2006.
MORENO, Jean Carlos. História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 22, n. 1, p. 7-27, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/ 26158/19188. Acesso em: 21 jan. 2019.
PESAVENTO, Sandra Jathay. História & história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.





