LEITURA E MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES COM O GÊNERO TIRINHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3586

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Livro didático; Leitura; Multimodalidade; Tirinha.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as atividades de leitura com o gênero tirinha no livro didático de Língua Portuguesa sob a ótica da multimodalidade. Para tanto, tomamos como objeto de pesquisa o livro didático “Português: Linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos descrever as atividades de leitura com o gênero discursivo tirinha, presentes no livro didático e compreender as atividades do livro didático quanto a sua capacidade de desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multimodais. A metodologia empregada se ampara na abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva e interpretativa. Ao realizar as descrições e análises, percebemos que trinta atividades se utilizam do gênero tirinha como texto motivador para a proposição de questões a serem respondidas. Depreendemos, da análise, quatro propósitos dessas atividades: discutir a temática do capítulo; promover uma leitura do texto com base no conteúdo trabalhado; trabalhar aspectos linguístico-gramaticais, multimodalidade e conhecimento de mundo; e, analisar e identificar aspectos gramaticais e formais da linguagem. Assim sendo, apesar de em algumas situações se abordar a multimodalidade, não encontramos atividades com o gênero tirinha que focalizasse apenas a multimodalidade, sendo tratada em poucas questões, revelando a necessidade de repensar essas atividades para a promoção de uma prática de leitura coerente com o que se espera para o ensino de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Lucélio Dantas de Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: lucelio.aquino@ufrn.br.

Claudia de Souza Dantas Azevedo, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica, lotada na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). Tem interesse nas áreas de Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Multiletramentos, Multimodalidade discursiva e Gêneros discursivos.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Dantas de Aquino, L., & Azevedo, C. (2022). LEITURA E MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES COM O GÊNERO TIRINHA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 474-497. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3586