O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/HISTÓRIA/UNILAB/CE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID/19: A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5366Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, COVID-19, Ensino de História, Lei 11.645/08, ExperiênciasResumo
No texto, apontamos uma síntese de nosso trabalho investigativo em desenvolvimento no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira/MIH/Unilab/CE. Partindo da perspectiva onde o professor também precisa tornar-se trabalhador da educação este artigo objetiva-se analisar as experiencias realizadas pelos estudantes em formação do curso em licenciatura em História da UNILAB-CE localizada em Redenção - CE. Os docentes em formação participaram do Programa Residência Pedagógica-CAPES nos anos de 2020 à 2022 e publicaram um ebook com suas experiências na escola-campo. A luz do materialismo histórico-dialético buscamos analisar de forma conjuntural as experiências e desafios retratadas no ebook, problematizando tanto o PRP-CAPES quanto os problemas estruturais que percorrem a educação. Nossas análises, desejam, dialeticamente, problematizar o Programa Residência Pedagógica-CAPES/UNILAB/CE em tempos pandêmicos do COVID-19, buscando compreender a consequência dessa conjuntura para o Programa somado a obrigatoriedade do ensino remoto intensificou a precarização do ensino e afetou o processo de ensino/aprendizagem e a formação docente dos estudantes. Outrora, procuramos entender como as experiências vividas pelos residentes nas escolas-campo fomentaram a implementação da Lei 11.645/08 que trata da obrigatoriedade do ensino de História Afro-brasileira e Povos indígenas. Nossas conclusões, após análises, nos levaram a considerar primeiramente o agravamento dos problemas educacionais, tanto estruturais quanto no processo de ensino-aprendizagem, para o PRP, para a formação dos docentes e os alunos das escolas-campo. Contudo podemos observar que várias estratégias didáticas como grupos de estudos e debates foram desenvolvidas para minimizar os efeitos do contexto vivido.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco Antônio Bettine de; SANCHES, Lívia Pizauro. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. Revista Pro.Posições V. 28, N.1 (82) jan./abr. 2017.
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 1ª ed. Boitempo, São Paulo, 2020.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. IN: PEREITA, Amilcar Araujo; & MONTEIRO, Ana Maria. (Org). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 25 de fev. de 2023.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e base a educação brasileira. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 de set. de 2023.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm Acesso em 21 de fev.de 2023.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 22 de fev. de 2023
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 14 jul. 2023.
CIAVATTA, M. O materialismo histórico e a pesquisa em educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 15, e13896, abril. 2022. ISSN 2447-1801
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002
COSTA, Elizangela; RABELO, Ana Paula; SILVA, Rosângela Ribeiro da; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes (Orgs). Programa Residência Pedagógica na Unilab: formação docente e trabalho educativo em tempos da Pandemia de Covid-19. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15j4jaWQfeHxWtydLzvxoHbykhoCQfP8Q/view. Acesso em 21 de setembro de 2023.
CURY, C. R. J.. A educação como desafio na ordem jurídica. In E. M. T. Lopes, L. M. de F. Filho, & C. G. Veiga (Eds.), 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.
DIAS, Lucimar Rosa. “Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – da LDB de 1961 à lei 10.639/03 de 2003”. In: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação do negro e outras histórias. Brasília, SECAD/ UNESCO, p. 49- 62, 2005.
MELO, André Luiz F. de C. ; MELO, Ana Valéria B. de C. Implementação do ensino remoto em meio à pandemia da covid 19: dilemas, desafios e perspectivas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 25, n. 49, 2022. DOI: 10.26694/rles.v25i49.2773. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2773. Acesso em: 18 set. 2024.
FRANCO, Roberto Kennedy Gomes. Historiografando os Impactos da Pandemia de COVID-19 entre os Povos Indígenas no Ceará/Brasil. In: JOCA, Alexandre Martins; MARTINS, Racquel Valério; VIEIRA DE MELO, Renato Alves. (Org.). Pedagogia e educação intercultural para o desenvolvimento sustentável. 1ed. Cajazeiras: AINPGP, v. 304, p. 64-75, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; e RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2010, p. 57-82.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2003.
GUIMARÂES, A. S. A. Preconceito e discriminação. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 2004.
HOBSBAWM, Eric. A outra história: algumas reflexões. In: KRANTZ, Frederick (org.). A outra história: ideologia e protesto popular nos séculos XVII a XIX. Tradução: Ruy Jungmany. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho E Escola: A Flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. in Educação e Sociedade., Campinas, v. 38, nº. 139, p.331-354, abr.-jun., 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MANÉ, Abudo; OLIVEIRA, Isabelle; LIMA, Tatiana; OLIVEIRA, Vanessa; FRANCO, Roberto. Rememorando experiências de regências da Lei 11.645/08 na Residência Pedagógica/História/UNILAB/CE. In In COSTA, Elizangela; RABELO, Ana Paula; SILVA, Rosângela Ribeiro da; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes (Orgs). Programa Residência Pedagógica na Unilab: formação docente e trabalho educativo em tempos da Pandemia de Covid-19. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022 p. 129-141. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15j4jaWQfeHxWtydLzvxoHbykhoCQfP8Q/view. Acesso em 21 de setembro de 2023.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 3.ed. São Paulo: Livraria Editora Ciências Sociais, 1982.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MELLOUKI, M.; GAUTHIER, C. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educ. Soc. 2004, vol. 25, n. 87, pp. 537-571.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em 21 de Set. de 2023.
PAIXÃO, Marcelo; ROSSETTO, Irene; MONTOVANELE, Fabiana; CARVANO, Luis M. (orgs). Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil 2009-2010: Constituição cidadã, seguridade social e seus efeitos sobre as assimetrias de cor ou raça. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Relat%C3%B3rio_2009-2010.pdf. Acesso em: 18 de set. de 2024.
PERROT, M. Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
PEREIRA, M. M.; SILVA, M. P. da. Percurso da Lei 10639/03: antecedentes e desdobramentos. Linguagens & Cidadania, [S. l.], v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.5902/1516849223810. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23810. Acesso em: 15 set. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez,. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos). p. 33-57, 2004.
RABELO, Ana Paula; SILVA, Rosângela Ribeiro da; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes (Orgs). Programa Residência Pedagógica na Unilab: formação docente e trabalho educativo em tempos da Pandemia de Covid-19. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022 p. 116-128. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15j4jaWQfeHxWtydLzvxoHbykhoCQfP8Q/view. Acesso em 21 de setembro de 2023.
RÜSEN, J. Razão histórica: teoria da história; os fundamentos da ciência histórica. Brasília, DF: UNB, 1992.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.)
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2003.
SILVA, Edson. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223 – 2012.
SCHMIDT, M. A. M. S.; GARCIA, Tania Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas-SP, v. 25, n.67, p. 297-308, 2005.
SHARPE, Jim. A HISTÓRIA VISTA DE BAIXO. In: A Escrita da História: Novas Perspectivas/ Peter Burke (org.). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1992.
SOUSA, João; SOUZA, Natanael; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes; BEZERRA, Tainá; OLIVEIRA, Vanessa. O trabalho educativo da Residência Pedagógica História/Unilab/CE na implementação da história afro-brasileira e dos povos indígenas na educação básica. In COSTA, Elizangela; RABELO, Ana Paula; SILVA, Rosângela Ribeiro da; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes (Orgs). Programa Residência Pedagógica na Unilab: formação docente e trabalho educativo em tempos da Pandemia de Covid-19. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022 p. 103-115. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15j4jaWQfeHxWtydLzvxoHbykhoCQfP8Q/view. Acesso em 21 de setembro de 2023.
SOUSA. Emanuelle; QUEIROZ, Maria; MESQUITA, Thamyres; BRILHANTE, Marcia; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes. Relatos de regências sobre gênero e Sexualidade do grupo de estudos Marielle Franco vinculado à Residência Pedagógica/História/UNILAB/CE. In COSTA, Elizangela; RABELO, Ana Paula; SILVA, Rosângela Ribeiro da; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes (Orgs). Programa Residência Pedagógica na Unilab: formação docente e trabalho educativo em tempos da Pandemia de Covid-19. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022 p. 103-115. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15j4jaWQfeHxWtydLzvxoHbykhoCQfP8Q/view. Acesso em 21 de setembro de 2023.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa, v.01: A árvore da liberdade. Ed. Paz e Terra. São Paulo-SP, 2011.
THOMPSON, Edward P.. A Miséria da teoria ou um planetário de erros. Zahar Editores, 1981.
THOMPSON, Edward P.. As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. Ed. Unicamp. São Paulo, 2012.
THOMPSON, Edward P.. "A história vista de baixo", Editora da Unicamp, 2001.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.