A PRODUÇÃO TEXTUAL NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2872

Palavras-chave:

PAIC; Produção de Textos Escritos; Letramento; Alfabetização; Políticas Educacionais; Vulnerabilidade Social;

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o que se ensina em Língua Portuguesa, em produção escrita, para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental em uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade, em Fortaleza. Este estudo compõe uma pesquisa que estuda a implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Por meio da perspectiva qualitativa de pesquisa, foram analisados um caderno do aluno e um livro didático, visando identificar a frequência com que aparecem atividades de produção escrita. Os artefatos analisados foram coletados por pesquisadores sêniores na escola-campo em setembro de 2019. O livro didático analisado é distribuído pelo Paic. Conclui-se que, no caderno analisado, há um maior número de atividades de produção escrita (13%) do que no livro didático (6%). A frequência com que atividades de produção escrita são solicitadas os alunos denota que, neste momento do processo de alfabetização, a preocupação da escola é maior com a aquisição do sistema de escrita e com a leitura do que com a produção de textos escritos contextualizados.

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Biografia do Autor

Janaína Freitas da Silva, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora na Prefeitura de São Paulo (PMSP)

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Fernanda Marcucci, Universidade de Guarulhos (UNG)

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora na Universidade Guarulhos (UNG)

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Freitas da Silva, J. ., Ribeiro, V. M. ., & Marcucci, F. . (2022). A PRODUÇÃO TEXTUAL NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 122–142. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2872

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