A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”

Autores

  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL

Palavras-chave:

Formação, Magistério, Curso Normal, Política de Formação

Resumo

A análise da formação de professor das primeiras séries do ensino fundamental apresentada neste artigo tem como objetivo descrever como se instalou o curso do magistério no ensino médio, na realidade do município de Teresina-PI, enfocando desde sua estruturação até o processo de revitalização de sua proposta formativa. Como procedimento, procura reconstruir a organização desta modalidade de ensino como finalidade do Instituto de Educação “Antonimo Freire”, utilizando como fonte de dados os registros escritos sobre a realidade educacional teresinense apoiando-se, em: Brito (1986, 1996), Freitas (1988), Leite (1989), Pires (1985) dentre outros autores, e, inclusive, na legislação específica da normalização deste ensino no Piauí., o que indicou a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados mostram as implicações dos fatores socioeconômicos e das políticas educacionais como determinantes da progressiva desestruturação do ensino normal.

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Biografia do Autor

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI) e do Curso de Pedagogia (UFPI)

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Publicado

2006-06-15

Como Citar

DE OLIVEIRA CABRAL, C. L. . (2006). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”. Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 37–48. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558

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