A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Autores

  • INALDA MARIA DOS SANTOS Universidade Federal de Alagoas
  • EDNA CRISTINA DO PRADO Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8117

Palavras-chave:

Formação Professor-Gestor, Estágio Curricular, Curso de Pedagogia

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

INALDA MARIA DOS SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
 

EDNA CRISTINA DO PRADO, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; BRZEZINSKI, Iría; FREITAS, Helena Costa L.; SILVA, Marcelo Soares Pereira da & PINTO, Ivany Rodrigues (2006). Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 819-842. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9394/96. Brasília:MEC, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília:CNE/CP 05/05.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rcp01_06.pdf

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 27/2001.

CRUZ, Giseli Barreto. Curso de Pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

FAZENDA, Ivani. et al. A prática de ensino e estágio supervisionado. Campinas –SP: Papirus, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GENTILI, Pablo. Como reconhecer um governo neoliberal? Um breve guia para educadores. In: HERON, Luiz e AZEVEDO, José (organizadores). Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1995.

HYPÓLITO, Álvaro; LEITE, Maria Cecília; DALL´IGNA, Maria Antonieta; MARCOLLA, Valdinei. Gestão educacional e democracia participativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

KRAWCZYK, Nora. A reforma educacional na América Latina: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.

KRAWCZYK, Nora, CAMPOS, Maria. M., HADDAD, Sérgio. O Cenário Educacional Latino-americano no Limiar do Século XXI – Reformas em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos (2012). Identidade da Pedagoga e Identidade do Pedagogo. In: BRABO, Tania Suely Antonelli Marcelino, CORDEIRO, Ana Paula & MILANEZ,Simone Ghedini Costa (orgs.). Formação da Pedagoga e do Pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica.MEC/CNE (2015). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos delicenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. O Presidente do Conselho Nacional de Educação.

McCOWAN, Tristan. Educando cidadãos para democracia participativa: um estudo de caso das políticas educacionais de um governo municipal de Pelotas, Brasil. In: HYPÓLITO, Álvaro; LEITE, Maria Cecília; DALL´IGNA, Maria Antonieta; MARCOLLA, Valdinei. Gestão educacional e democracia participativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS,2008.

MENDES, Valdelaine. A participação da comunidade escolar na definição de uma política educacional. In: HYPÓLITO, Álvaro; LEITE, Maria Cecília; DALL´IGNA, Maria Antonieta; MARCOLLA, Valdinei. Gestão educacional e democracia participativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

MONLEVADE, João. Educação Pública no Brasil: Contos e Descontos. Ceilândia, DF: Idéa, 1997.

PAZETO, Antonio Elizio. “Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização.” In: Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 163-166,fev./jun. 2000.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5ªedição. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores – Saberes da docência e identidade do professor. Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v.22, n.2, p.72-79, jul/dez,1996.

PRADO, Edna. Gestão Educacional. Estágio na Licenciatura em Pedagogia. Série Estágios. Petrópolis/Maceió, 2012.

SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Gestão da Educação e Organização do Trabalho na Escola: (Inter)relações com a formação do(a) pedagogo (a). In: BRABO, Tania Suely Antonelli Marcelino, CORDEIRO, Ana Paula & MILANEZ, Simone Ghedini Costa (orgs.). Formação da Pedagoga e do Pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

SCHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: Trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v.37, n. 130, jan/abri, 2007.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: Veredas. 36. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

DOS SANTOS, I. M. ., & DO PRADO, E. C. . (2021). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 139-158. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8117