SER PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA UNIVERSIDADE DO MINHO-PORTUGAL

Autores

  • ANDRÉA JANE DA SILVA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Identidade profissional, Formação Inicial, Ensino de língua materna

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é o de buscar compreender o ser professor de Português nos documentos oficiais que regulamentam a formação do professor de Português em Portugal, porém nosso foco recai sobre o curso de Letras-Português e Línguas Clássicas da Universidade do Minho (Braga/PT). No contexto português, buscamos junto ao site do Ministério da Educação alguns documentos gerais que de forma direta ou indireta tratassem da formação, uma vez que não há um dispositivo regular da formação inicial do professor de Português. Dentre esses documentos figuram: A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/1986), Declaração de Bolonha, Decreto-lei 74/2006, Decreto-lei 43/2007, Despacho 546/2007 (que trata do Plano Nacional de Ensino de Português), Currículo Nacional do Ensino Básico, Programas de Português do Ensino Básico e Currículo do curso de formação de professor de Português e Línguas Clássicas da Universidade do Minho em seus dois ciclos. Acreditamos que essa regulamentação através desses documentos, hoje mais do que nunca, está imbricada no processo formativo dos docentes e ajuda a construir essa profissão, de tal modo que podemos ouvir as ressonâncias desses discursos nos processos de formação inicial, na elaboração dos materiais didáticos, na atuação dos professores em sala de aula etc. Isso não significa, de forma alguma, que essas ressonâncias ocorram por semelhança de ideias. Os discursos são interpretados, reinterpretados, aceitos ou não. Poderíamos dizer até que, por vezes, as vozes que com eles dialogam aproximam-se mais de uma dissonância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRÉA JANE DA SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (1998), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

ANTUNES, F. A nova ordem educacional: espaço europeu de educação e aprendizagem ao longo da vida. Coimbra/PT: Almedina,2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS- LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em: <http://sitio.dgidc.minedu.pt >. Acesso em: 20 abr. 2009.

CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO-INTRODUÇÃO. Disponível em: < http://sitio.dgidc.minedu.pt >. Acesso em: 20 abr.2009.

DECLARAÇÃO DE BOLONHA. Disponível em: <http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12054>. Acesso em: 5 jan. 2009.

DECRETO-LEI n. 43/2007. Diário da República, 1ª série, n. 38, 22de Fevereiro de 2007.

DECRETO-LEI n.74/2006. Diário da República, 1ª série-A, n. 60, 24 de Março de 2006.

DESPACHO n. 546/2007. Diário da República, 2ª série, n. 8, 11 de Janeiro de 2007.

DOSSIÊ INTERNO. Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade do Minho/IEP/ILCH, 2007.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto/PT: Porto Editora, 1999.

LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO. Versão nova consolidada. Lei n. 49/2005 que institui alterações na Lei n. 115/1997. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2008.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez,2001, p. 7-37.

PROGRAMAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO. Ministério da Educação de Portugal. Lisboa, 2008.

RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor e profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. PortoAlegre: Sulina, 2004.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

DA SILVA, A. J. . (2012). SER PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA UNIVERSIDADE DO MINHO-PORTUGAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 107-134. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1380

Edição

Seção

Artigos