OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa

Autores

  • ELVIRA M. GODINHO ARANHA Universidade Católica de São Paulo
  • VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO Universidade Católica de São Paulo
  • WEDJA LEAL Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Pesquisa, Psicologia sócio-histórica, Formação de pesquisadores

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELVIRA M. GODINHO ARANHA, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

WEDJA LEAL, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 222- 247, 2006.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. São Paulo: Vozes, 2007.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. São Paulo: Fabrefactum, 2010.

DAVIS, C.L.F; OLIVEIRA, Z. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

FREIRE, P. (1970) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

KEMMIS, S. Critical Reflection. In: WIDEEN, M. F.; ANDREWS, I. (eds.) Staff Development for School Improvement. Philadelphia: The Falmer Press, 1987.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia e personalidad. Buenos Aires. Ediciones Ciências Del Hombre, 1978.

LIBERALI, F. C. Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. 2. ed. Campinas : Pontes, 2010.

NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

VYGOTSKY, L. S. (1927). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

_________. (1934) A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001

_________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

GODINHO ARANHA, E. M. ., CAMPOS MACHADO, V. ., & LEAL, W. . (2012). OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 167-182. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411

Edição

Seção

Artigos