ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: reflexões sobre o fazer pedagógico do professor
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Fazer pedagógico, Processo ensinar-aprenderResumo
O fazer pedagógico do professor de Geografia é o tema central desse texto, que se justifica pela importante e necessária reflexão sobre o ensino e a aprendizagem dessa área de conhecimento. Com essa preocupação, objetivamos refletir sobre algumas questões relativas às práticas de ensinar e aprender Geografia, colocando em jogos os limites, possibilidades e desafios dessa matéria na educação básica. Para isso, procuramos dialogar com os pesquisadores comprometidos com o estudo e análise do fazer pedagógico, a exemplo de Brito (2007), Romanowski (2006), Veiga (2009) etc. e com as configurações da Geografia escolar, como Callai (2002), Cavalcanti (2002), Kaercher (2003), entre outros. Em geral, observamos que o ensino de Geografia na educação básica ainda é marcado por desafios de cuja superação depende a razão de ser dessa disciplina. Por outro lado, evidenciamos uma mudança no olhar dos investigadores sobre a temática, o que tem contribuído para o fortalecimento e revitalização do conhecimento relativo à educação geográfica e, consequentemente, para qualificar o compromisso com a melhoria do processo de ensinar e aprender Geografia.
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