ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: reflexões sobre o fazer pedagógico do professor

Autores

  • FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA Universidad Federal de Piauí
  • BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Fazer pedagógico, Processo ensinar-aprender

Resumo

O fazer pedagógico do professor de Geografia é o tema central desse texto, que se justifica pela importante e necessária reflexão sobre o ensino e a aprendizagem dessa área de conhecimento. Com essa preocupação, objetivamos refletir sobre algumas questões relativas às práticas de ensinar e aprender Geografia, colocando em jogos os limites, possibilidades e desafios dessa matéria na educação básica. Para isso, procuramos dialogar com os pesquisadores comprometidos com o estudo e análise do fazer pedagógico, a exemplo de Brito (2007), Romanowski (2006), Veiga (2009) etc. e com as configurações da Geografia escolar, como Callai (2002), Cavalcanti (2002), Kaercher (2003), entre outros. Em geral, observamos que o ensino de Geografia na educação básica ainda é marcado por desafios de cuja superação depende a razão de ser dessa disciplina. Por outro lado, evidenciamos uma mudança no olhar dos investigadores sobre a temática, o que tem contribuído para o fortalecimento e revitalização do conhecimento relativo à educação geográfica e, consequentemente, para qualificar o compromisso com a melhoria do processo de ensinar e aprender Geografia.

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Biografia do Autor

FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA , Universidad Federal de Piauí

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidad Federal de Piauí. 

BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidad Federal de Piauí.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA , F. D. C. ., & MACEDO MENDES, B. M. . (2008). ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: reflexões sobre o fazer pedagógico do professor. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 92-104. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1510

Edição

Seção

Artigos