O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9743

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, ENEM, Textos multissemióticos

Resumo

O professor de Geografia do Ensino Médio, além de trabalhar os conteúdos programáticos da sua área, precisa quase sempre preparar seus alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse exame seleciona candidatos para a grande maioria das universidades públicas do nosso país, sendo o mais abrangente sistema de seleção de futuros alunos do Ensino Superior. Cada vez mais encontramos textos multissemióticos nas questões propostas. Ter conhecimento do conteúdo programático ainda é uma exigência, porém se o candidato não souber interpretar as questões poderá errar um item, mesmo dominando o assunto perguntado. Não vivemos mais numa era de textos exclusivamente escritos. Precisaríamos, então, incorporar às nossas práticas os conceitos de multissemiose e multiletramento. Em outras palavras, é necessário ampliar os horizontes de comunicação e expressão de conhecimento que tínhamos no passado. Hoje, além de textos escritos, somos obrigados a extrair informação e conhecimento de imagens, gráficos, tabelas, músicas, animações etc., que exigem um preparo diferenciado tanto do professor quanto dos alunos. O presente artigo tem como objetivo analisar questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018, procurando identificar o caráter multissemiótico presente no texto. Para tal, analisamos questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018 (exame mais recente disponível quando o artigo foi escrito). A intenção é apontar a necessidade do desenvolvimento de competências leitoras para interpretação de textos multissemióticos nas provas do ENEM na área de Geografia. Como resultado do estudo, podemos afirmar que para a resolução da prova do ENEM, o aluno precisa inferir temas de textos, gráficos e imagens, bem como relacionar mapas políticos, físicos e temáticos a fim de compreender as diferentes situações socioeconômicas das diversas regiões pelo mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VINICIUS LEITE DA SILVA CARVALHAES, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando em Educação (linha de pesquisa:Formação Docente e Profissionalidade) pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), formado em Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano. professor de Geografia na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE, Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº438, de 28 de maio de 1998. Dispõe sobre a criação do Exame Nacional do Ensino Médio como procedimento de avaliação do desempenho do aluno. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jun. 1998.Seção 1, p. 5

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº109, de 27 de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 maio. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/guest/Enem> Acessado em 02/03/2019

CAZDEN, C. et. al. A pedagogy of Multilietracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review; Spring 1996.

ECO, Umberto. & CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.

GIL, R. Elementos para uma propedêutica da neuropsicologia. In: Neuropsicologia. São Paulo: Santos, 2010, p. 1-20

GOLDBERG, E. O cérebro executivo: lobos frontais e a mente civilizada. Rio de Janeiro: Imago, 2002

JEWITT, Carey. (ed.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. New York, Routledge Press, 2009.

MOITA-LOPES, L. P.; ROJO, R. H. R. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 2004. In Brasil/MEC/SEB/DPEM. Orientações Curriculares de Ensino Médio. Brasília, DF:

MEC/SEB/DPEM. pp. 14-56.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

ROJO, R. H. R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612,set./dez. 2008.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola, 2012.

ROJO, R. H. R. e MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

VASCONCELOS, L. J. de e DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In: BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. (Orgs.). Múltiplas Linguagens

para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 43 – 67.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

DA SILVA CARVALHAES, V. L. ., & RAMOS DE ANDRADE, M. D. F. . (2020). O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 262-284. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9743

Edição

Seção

Artigos