DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES

Autores

  • SAMARA CRISTINA SILVA PEREIRA Assistente Social do CEFET­PI/Teresina
  • GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Estudantes de Classes Populares, TrajetóriasEscolares, SeletividadeSocial, Universidade Reprodução Social

Resumo

O texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa­ vorecidas, valendo­se das indicações de Pierre Bour­ dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de univer­sitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semi­estruturada e em profundidade. Constatou­se que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul­ dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili­ zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma­ nência, portanto, evidenciam as relações de domina­ção, materializadas nos procedimentos formais e in­formais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social.

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Biografia do Autor

GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Sociologia (UnB) e Mestre em Educação (UFPI). Docente do Departamento de Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas (UFPI)

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Publicado

2007-06-12

Como Citar

SILVA PEREIRA , S. C. ., & DE OLIVEIRA PASSOS, G. . (2007). DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES. Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 19–32. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439

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